Prova de vinhos Quinta de Chocapalha | 11 Abril 2019 | Garrafeira Imperial

Meus caros,

Um texto sobre uma grande prova, descontraída, animada e estimulante: Quinta de Chocapalha | 11 Abril 2019 | Garrafeira Imperial.

Provas como esta são um tónico, ver o produtor aproximar-se assim do consumidor e fazer com que no final exista uma compreensão não só do portefólio apresentado, mas também, de tudo o que está por detrás dos vinhos, das intenções e formas de trabalhar que são adoptadas até chegar ao perfil pretendido.

Os vinhos e o produtor ajudaram ao ambiente. Chocapalha, é claramente sinónimo de uma casa vencedora na região de Lisboa e no país.

No que a vinhos diz respeito, os pontos fortes desta prova foram vários, e só podia… Vendo a homogeneidade qualitativa dos vinhos desta Quinta

Mas sou obrigado a falar de três vinhos, o Quinta de Chocapalha Tinto 2015, o Quinta de Chocapalha Tinto 2005 e o Chocapalha Chardonnay Barrica 2010.

O Quinta de Chocapalha Tinto 2015 surge na linha das colheitas anteriores, ou seja, é uma vez mais uma magnífica opção em tintos até 8€. É uma vez mais uma espectacular relação qualidade/preço, raríssima de ver em tintos portugueses nesta gama. Este tinto é garantia de ser sempre uma excelente aposta para uma escolha de um tinto que não atinja os 8€ e que jamais vos deixará ficar mal.

O Quinta de Chocapalha Tinto 2005 mostrou “aquilo que não se deve fazer numa prova”. A apresentação daquele vinho, com aquela forma, com 13 anos, fez-me perceber o que andei a perder todos estes anos por não ter apostado na guarda destes Quinta de Chocapalha na minha garrafeira. Naquela tarde, o que este vinho nos ensinou, é que não precisamos de vinhos caros para sermos arrebatados 13 anos depois.

O Chocapalha Chardonnay Barrica 2010, é daqueles vinhos que conseguem fazer o tempo parar. É delicioso, harmonioso, incrível, uma experiência única. Eu perguntei se o vinho ainda existia e foi-me dito que não, que as últimas garrafas foram para o Belcanto… Depois de se provar o vinho percebe-se o porquê. Foi uma das raras vezes que um Chardonnay me arrebatou por completo.

Vinhos em prova:

  1. Quinta de Chocapalha, Branco 2017
  2. Quinta de Chocapalha, Chardonnay 2018
  3. Quinta de Chocapalha, Arinto 2017
  4. CH by Chocapalha, Arinto 2016
  5. Quinta de Chocapalha, Tinto 2015
  6. Chocapalha, Vinha Mãe 2013
  7. Quinta de Chocapalha, Tinto 2005
  8. Chocapalha Chardonnay, Barrica 2010

Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Artigos de Opinião

Prova

Posts Relacionados