Prova Vinhos Quinta da Romaneira – Quinta-Feira 12 Maio – Garrafeira Living Wine
Gente de bem,
Análise à prova de vinhos Quinta da Romaneira, na passada Quinta-feira, na Garrafeira Living Wine – Avenida de Roma, Lisboa.
Honestamente a minha expectativa era grande, mas no final entre mim e a minha companheira de prova (Dra. Ribeiro) a conclusão foi unânime, os vinhos Quinta da Romaneira ainda não ocupam lugar de destaque no panorama nacional.
Encontrem em baixo uma breve análise a cada um dos vinhos provados.
Sino da Romaneira Branco 2015: Malvasia Fina e Verdelho compõem este branco. No aroma revela erva fresca e alguma fruta tropical. Corpo médio e fresco. Bom final a revelar um vinho bem gastronómico.
Quinta da Romaneira Branco 2015: Malvasia Fina e Verdelho também. No aroma revela fruta tropical, mas adquire também um toque citrino leve. Corpo cremoso com bom final.
Quinta da Romaneira Tinto 2009: Fruta vermelha madura no aroma, acompanhada de baunilha. Corpo médio com final curto. Taninos e acidez fugazes.
Quinta da Romaneira Reserva 2010: Compota e ligeiro floral com predominância de rosas no aroma. Corpo médio e taninos mais vincados que a acidez. Final curto.
Quinta da Romaneira Syrah, 2012: No aroma revela alguma fruta preta, amora, com especiaria em ligeiro toque de fundo. Corpo redondo, equilibrado. Taninos bons e acidez fugaz. Bom final a afirmar um bom vinho.
Quinta da Romaneira Touriga Nacional 2013: O melhor vinho da prova. Fruta madura, chocolate e amêndoa. Equilibrado, espesso e rugoso. Taninos e acidez no ponto. Bom final.
Em suma a prova foi abaixo das expectativas e mais se confirma esta ideia quando olhamos ao preço médio dos vinhos em causa. Existe mesmo a sensação de que os vinhos Quinta da Romaneira na sua qualidade não estão de acordo com o preço que têm, e mais força tem essa ideia quando os comparamos com grandes vinhos que enumero neste site, nas várias gamas de preços.
Espero ter ajudado.
Saúde,
Dr. Ribeiro