Prova Vinhos V Puro – Wines 9297 – 04 Novembro

Meus caros,

Rescaldo da prova de vinhos V Puro, na garrafeira Wines 9297, na passada sexta-feira dia 04 Novembro.

Foi uma boa montra do que esta marca está a colocar no mercado. Creio que existe já um legado que coloca os vinhos V Puro, sobretudo os Aliás e Outrora, numa primeira linha de vinhos nacionais a conhecer urgentemente.

A estética das garrafas é lindíssima e a escolha dos rótulos revela muito bom gosto.

Serviu para confirmar a identidade destes vinhos e deste produtor, ao mesmo tempo fui ainda surpreendido por dois vinhos para mim até então desconhecidos, Druida Branco e Aliás Rosé.

  • Druida Branco 2015 –> Aroma vibrante e fresco, fósforo, mineral bem vincado. Corpo muito equilibrado, crocante ligeiro, vigoroso, longo. Acidez relativamente curta. Muito boa surpresa e muito bom vinho branco!
  • Aliás Branco 2014 –> Mineral bem evidenciado e algum mel a acompanhar. Fruta branca na boca, corpo cremoso, aconchegante, estruturado. Perfil longo e com acidez média. Vinho muito gastronómico.
  • Aliás Rosé 2015 –> Herbal em maioria, madeira ligeira. Corpo algo áspero, com estrutura suficiente, bem ligado e palpitante. Acidez média. Um rosé que deriva para um conceito diferente, e ainda bem, é mais vinho e menos “rebuçado”.
  • Vidente Tinto 2014 –> Mantive a percepção que já trazia do Vidente Tinto, espectacular no aroma e não tão cativante no corpo. No nariz é riquíssimo, pólvora, erva seca, notas férreas, fruta vermelha. Corpo leve, ligeiramente austero, firme, de perfil médio e algo irrequieto. Taninos relativamente vivos e acidez média.
  • Doravante Tinto 2015 –> Café, ginja e ligeiro floral. Corpo elegante, ligado, austero em boa medida e ligeiramente crocante também. Taninos fabulosos e acidez fugaz.
  • Outrora 2012 –> Aroma rico e profundo, carregado e longo, ginja ligeira, erva seca, cedro, alguma tosta, compota e terra húmida. Corpo vivo, vigoroso, possante, afinação elegantíssima e estrutura ímpar. Taninos e acidez no ponto. A confirmação de mais um grande vinho nesta colheita de 2012!

Em suma, o Outrora 2012 é um enorme vinho, o Aliás Rosé 2015 é um conceito fantástico e o Druida Branco 2015 é cativante com toda a sua frescura e jovialidade.

Saúde,
Dr. Ribeiro

 

Categorias: Eventos

Prova

Posts Relacionados