Sobre

Propósito

O Último Maçon, enquanto site/blog, representa uma forma de simplificar o gosto e a curiosidade pela prova de vinhos, sem favores, sem patrocínios, sem exageros, sem capas e sem sobranceria. Na prova, a descoberta é contínua e os vinhos portugueses potenciam esse conhecimento, tal a heterogeneidade existente. Caso exista vontade de alargar experiências e forçar o crescimento, cada prova é um degrau que subimos comparativamente com a prova do dia anterior (embora seja muito justo dizer que muitas vezes há degraus que se descem ao invés de subir).

A forma de fazermos isto é a forma como apresentamos o nosso site, com espírito jovem, com honestidade, alguma boa disposição e muita vontade de fazer as coisas de outra forma.

O site nasceu da vontade de discutir vinho de uma forma descomplicada, é uma tentativa de afastar toda a “etiqueta” relacionada com o mundo das provas de vinhos, colocar em evidência garrafas que não precisam estar inseridas em gamas de preço muito elevadas para se situarem bem perto do nível dos vinhos considerados topos de gama.

Pretendemos criar a antítese da complicação, olhar para a prova do vinho como algo acessível e que pode ser treinado. Este site pretende provocar um debruçar sobre vinhos portugueses e analisar a sua singularidade. Um país tão pequeno, mas que de região para região adoptou e adaptou castas que quando exploradas e percebidas nos deixam espanto, permitem-nos perceber as diferentes viagens que podemos fazer no mundo do vinho sem sair deste pequeno rectângulo.

Com O Último Maçon pretendemos colocar as virtudes em evidência, mas os defeitos também, sem proteccionismos, sem medo de comparações. Andámos dois anos em provas semanais, o que, felizmente, Lisboa oferece em grande quantidade. Vimos uma tonta e continuada tentativa de tornar o vinho um conceito snob, só ao alcance do entendimento de alguns ilumidados. Muitas vezes a ideia que fica é que tanto pedantismo mais não é que uma cortina de protecção. Façamos de outra forma então.

Aos meus caríssimos, ilustres, nobres e excelentíssimos leitores, recordo que o vosso feedback é fundamental. Cada post aqui colocado tem um espaço dedicado aos vossos comentários e pontuações.

Perceber o vinho

O Último Maçon analisa vinhos de várias gamas de preços, separados posteriormente em Tops de 10 Excelentes Escolhas. O intuito é provar e desdobrar o vinho, separar virtudes de defeitos, para que o seu consumo quotidiano seja assente sobre esta dissecação prévia que vos oferece alguma segurança na altura de escolher.

Há alturas para provar e há alturas para desfrutar. No final a intenção é permitir desfrutar do vinho tendo a sua prova sido feita previamente.

Claro que para um “amador” que tem como hobby desfrutar de bons vinhos feitos em Portugal, a descoberta contínua dos milhares de garrafas que saem todos os anos para as prateleiras, é tarefa impossível.

Classificação de vinhos

O Último Maçon oferece-vos tanto a possibilidade de “discutirmos classificações”, como comentar cada análise feita vinho a vinho. Cada post terá isoladamente uma determinada pontuação para o vinho em análise, esta atribuída pelo site owner e uma outra barra de pontuações dedicada aos visitantes. Ambas variam entre 1 e 10 valores e respeitam a escala presente em cada post.

Concluindo

O Último Maçon nasceu da vontade de criar uma página diferente, que nos consiga situar nas melhores escolhas para as diferentes gamas de preços e que ao mesmo tempo consiga juntar diversas opiniões para a mesma prova.


Saúde,
Dr. Ribeiro