Prova Vinhos Barbeito – Garrafeira Empor Spirits & Wine

Ilustres,

Post dedicado aquela que já foi denominada de A Prova do Ano. Foi seguramente uma das provas que me deixou marca e que nunca irá cair no esquecimento, uma vez que ali se conheceram alguns vinhos que ficam seguramente associados a um acontecimento irrepetível.

Antes de mais foi uma oportunidade única de “varrer” 12 exemplares de vinhos Barbeito, Madeira. Além disso sendo um universo ligeiramente desconhecido para mim pude confirmar em primeira mão algumas características distintíssimas que estes vinhos têm.

Existem algumas características mais ou menos transversais a estes vinhos Madeira, sendo que para mim a principal característica distintiva, a qual eu trouxe na memoria, é um aroma mineral com alguma pólvora, e por vezes até férreo. A maior parte destes vinhos, sem ser o verdelho, seguem relativamente este padrão.

Colheita Verdelho 2000 – Aroma com alguma erva. Corpo e acidez médios, taninos suaves mas palpitantes. Final com nuances de erva verde.

Ribeiro Real Tinta Negra 1998 – Aroma com fruta madura, compota e algum couro. Corpo médio, acidez média e taninos palpitantes.

Colheita Malvasia 2002 – Muito bom vinho. Aroma com tâmaras e frutos secos. Corpo redondo em crescendo. Boa acidez e taninos palpitantes. Vinho fora-de-série.

Ribeiro Real Sercial 20 Anos – Um Malvasia difícil, férreo no aroma com pólvora e minério. Corpo vivo, nervoso. Boa acidez e bons taninos. Um vinho diferente, bem diferente.

Frasqueira Verdelho 1992 – No aroma revela logo tosta, ligeiro mentolado e frutos secos. Corpo médio de inicio, mas crescente, com acidez e taninos bem vivos. Vinho interessante.

Ribeiro Real Boal 20 Anos – No aroma revela logo madeira queimada e minério. Sereno de corpo, equilibrado, acidez no ponto e taninos palpitantes. Final na boca com toques de tâmaras e café.

Ribeiro Real Malvasia 20 Anos – Pólvora e tosta no aroma. Bom corpo, redondo e sereno. Taninos mais marcados que a acidez. Outro bom Malvasia.

Vô Vera Malvasia 30 Anos – Grande Malvasia, com corpo excepcional. Provado ali, pela primeira vez em Portugal. Corpo estruturado, poderoso e imponente. No aroma revela pólvora, minério e chocolate. Taninos e acidez no ponto com final a deixar toques de mel.

Mãe Manuela Malvasia 40 Anos – Erva e minério, num aroma magnifico. Corpo estruturado com final a deixar toques de café e chocolate. Acidez e taninos no ponto. Grande vinho.

Ribeiro Real Reserva Particular Tinta Negra 1954 – Minério forte, férreo no aroma. Corpo, acidez e taninos magníficos. Grane vinho, de classe mundial. Uma das provas da minha vida.

Boal 1863 – Acidez e taninos no ponto. Como? Minério no aroma como não podia deixar de ser. Mas como um vinho de 1863 ter este corpo, esta acidez e taninos? Um vinho do século XIX!

Malvasia 1875 – Acidez e taninos no ponto. Minério, férreo no aroma. Um vinho de 1875! Um vinho do século XIX!

Once in a lifetime.

Saúde,
Dr. Ribeiro

Prova

Posts Relacionados