A. Henriques, Super Reserva Bruto
Voltei à rua onde cresci e ao espumante que me habituei a ver na mesa dos adultos.
Bem, o espumante já não é o mesmo… Melhorou bastante, está diferente, passaram alguns anos desde a última vez que o provei e sem dúvida o “selo” de Super Reserva agora assenta-lhe melhor. Agora sim, ele responde pela sua categoria, há nele complexidade e riqueza, atributos que em tempos este vinho não priveligiava, era mais fresco, mais revolto.
De tudo o que me recordo deste espumante, aromaticamente, ele agora é “outro”, está num nível impressionante para um vinho que ronda os 5,5€ de PVP.
O aroma é completamente apaixonante, o corpo poliu algum ímpeto de outros tempos, moderou o temperamento sem perder a essência bairradina. Ainda há nele um pendor enérgico no corpo, uma característica de região, de terroir, um pormenor capaz de mostrar de onde ele vem.
Só que agora, ele mostra mais classe, tiques de refinamento sob uma base sempre firme, sem fragilidades ou frouxidão. É uma escolha obrigatória e seguríssima com um preço bastante acessível.
Aroma espectacular para um espumante deste preço, dissipa logo com qualquer dúvida sobre o que aí vem, tons melados, marmelada, maçã assada e panificação. Corpo vivo, muito enérgico, fresco, amplo, centro com porte médio, muito correcto na performance, sem erros ou quebras. Acidez vibrante, persistência final em níveis médios.
Castas: ND
Estágio: ND
Ficha Técnica: indisponível
Vinhos Caves da Montanha: http://www.cavesdamontanha.pt/pt/produtos/espumante_30
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 7.75/107.8/10
- Corpo - 7.25/107.3/10
- Acidez, Final - 7.25/107.3/10
- Análise Geral - 7.25/107.3/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico