Amávio, Tinto 2015

Caríssimos,

Ainda estou a tentar perceber o que vou dizer deste vinho: Amávio, Tinto 2015 –> tem dos rótulos mais bonitos que já vi.

O desconhecido vicia-me. Falarem-me de vinhos que não conheço, é igual a provocarem-me uma ansiedade difícil de deixar para segundo plano. Honestamente prefiro que nas conversas esteja o inexplorado, do que aquilo já experimentado.

Estes vinhos que agora vou começar a ler (Vinhos Ávidos), aparecem com uma história, e essa história que os apresenta deixa água na boca. Sentimos vontade de os conhecer, ver de onde vêm, perceber como são trabalhados.

Este Amávio Tinto 2015 é o “entrada de gama” dos Vinhos Ávidos. Depois de o provar, não consigo pensar naquilo que ainda aí virá. Não quero pensar nisso. É desconhecido e promete tanto, faz-me mal tal ansiedade.

Amávio Tinto 2015 é um espectacular vinho, confesso que mostra um estilo que me agrada mas não é apenas por isso que me prendeu totalmente a ele. Fica sem qualquer dúvida, como uma das minhas 10 melhores escolhas em tintos até 10€.

Bem carregado na cor. Aroma de intensidade moderada, mas bem profundo, a conseguir levar-nos com ele. O corpo não cresce, mas apenas porque se coloca imediatamente com porte generoso, apresenta-se sempre em nível alto, desde o início, coloca-nos “abruptamente” num patamar bem elevado sem nunca nos tirar o tapete. É um tinto algo opulento, de presença bem vincada. Gosto deste perfil, forte, sereno e confiante..

Aroma com ligeiro floral, duo de fruta vermelha madura e alguma fruta passa, algumas nuaces de figos secos. Corpo bem completo de estrutura, denso, espesso, “exibicionista”, firme, confiante, sempre muito certo, sempre muito homogéneo na base e nos detalhes, presença razoavelmente imponente e sem magoar, equilibrado e ligado até ao último pormenor. Acidez muito boa, taninos em níveis médios, final com persistência em nível alto.

Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca

 

Prova

  • 8.3/10
    Aroma - 8.25/10
  • 8.5/10
    Corpo - 8.5/10
  • 8/10
    Acidez, Taninos, Final - 8/10
  • 8.3/10
    Análise Geral - 8.25/10
8.3/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados