Casa de Saima, Branco 1992
Caríssimos,
Existem experiências obrigatórias e esta é uma delas. Mais ou menos vinte e seis anos de branco em que não se notam erros ou debilidades.
Pode já não ter a energia de outros tempos, mas aguenta a prova de forma notável. Entusiasma porque a um branco desta idade já não se pede nada, apenas se aceita o que ele ainda pode mostrar… E este Casa de Saima mostra ainda muito.
O aroma é enigmático, deixa-nos suspensos numa luta para acreditar naquilo que ele quer mostrar, um vinho com esta idade a exibir assim finura, frescura, intensidade e riqueza de tons, é uma experiência especial.
O corpo tem uma única “falha” de conjunto, a falta de um pouco mais de profundidade, a sua persistência de corpo termina quando não deveria terminar. De resto, a ligação de atributos é exímia, o comportamento é sereno, o carácter é fino, a estrutura é larga e alta, faltando-lhe somente a tal profundidade.
Aroma intenso, ainda incrivelmente fresco, flores brancas e tons herbáceos, fundo que nos faz saltar entre nuances minerais e tons melados. Corpo redondo, único pecado é ser curto, estrutura larga e alta, zero de amargo final, acidez boa e muito bem integrada no conjunto, a aguentar a estrutura. Performance muito afinada, desenvoltura sempre ligada e sem erros. Acidez muito boa, persistência final em níveis médio/curtos.
Castas: Maria Gomes, Bical e Cerceal
Vinhos Casa de Saima: www.facebook.com/casadesaima/
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 8.75/108.8/10
- Corpo - 8.25/108.3/10
- Acidez, Taninos, Final - 7.5/107.5/10
- Análise Geral - 8.25/108.3/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico