Casa de Saima, Vinhas Velhas Branco 2018
Um vinho que entra para as minhas 10 melhores escolhas em brancos portugueses até 10€.
Aviso: Este branco não alinha com a moda da frescura mineral e de que, um branco só é bom, se for mineralmente fresco. Este branco exibe fruta, mas tem também outros atributos, bons atributos. Tem aroma com alguma riqueza, a qual mostra sem medo, sem inibições por ser aquilo que é. O corpo tem uma estrutura bastante completa, tem energia e acerto na performance, características exibidas em níveis acima da média para a maioria dos vinhos deste patamar de preço.
O poder deste vinho é a sua consensualidade. Com mais ou menos pessoas a criticar o seu perfil aromático, claramente ele vai chegar a muitos consumidores e à maioria, não os vai decepcionar. Na verdade, a sua estrutura e o seu acerto, são de vinho com desenho sem falhas e por cima disso, este branco ainda acrescenta uma prova enérgica, algo que não é assim tão normal de se ver, não tanto quanto se possa pensar.
Aroma rico e intenso q.b. com um perfil que vai “alterando” ligeiramente com a temperatura, começa muito tropical, maracujá, meloa, melocoton, depois, ao respirar um pouco e ao subir um par de ºC, diminui a intensidade dos primeiros tons e intensifica nuances de maçã golden e algum herbáceo. Corpo largo e alto de porte, estrutura redonda, performance viva, mexida, não muito complexo nos “extras” do conjunto de corpo mas o que tem, mostra em níveis muito bons. Textura macia, temperamento de vinho que não se esconde e que não falha. Acidez muito boa, final bom com ligeiro amargor em níveis que não destoam do restante conjunto.
Castas: Maria Gomes, Bical, Cercial
Ficha Técnica: indisponível
Vinhos Casa de Saima: www.facebook.com/casadesaima/
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
-
7.5/10
-
7.5/10
-
7.5/10
-
7.5/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico