Chão da Quinta, Signature Tinto 2015 (2ª prova)

Foi há pouco mais de um ano que provei este vinho: Chão da Quinta, Signature Tinto 2015.

Voltei agora a prová-lo e ele confirmou que infelizmente, mas compreensivelmente, alguns vinhos são efectivamente vendidos cedo demais, novos demais. Cabe-nos a nós ter esse cuidado, perceber aquilo que é para agora e aquilo que merece ficar “esquecido”.

Este vinho confirmou o que na altura se adivinhava… Para mim é um portento do Dão, é poder puro, um “Garrafeira”, um vinho que nos primeiros anos “luta” connosco, que aperece com esboço ainda em cru, à espera de alterar tons e ligar pormenores. É um vinho para quem gosta de caprichar naquilo que vai guardando em cave.

Este tinto transporta muito daquilo que vejo ser a essência característica do Dão, isto é, os primeiros anos com muitos sintomas de vinho a ligar-se, a fazer-se, anos difíceis e nada consensuais. Mas esta aparente desarrumação acaba por ter as sementes de que estes vinhos precisam, sementes que são a base para tudo aquilo que ele vai ser. E vai ser muito.

Em pouco mais de um ano este vinho deu um pulo qualitativo notório. Fiquei extremamente bem impressionado, contente, aquilo que se previa há um ano atrás, aconteceu. Se num ano a alteração foi esta…. Imaginem provar este tinto em 2025.

Aroma robusto, denso, tons florais numa primeira fase, fundo terroso, poeirento, resina, compota de fruta preta a aparecer na parte final. Corpo amplo, redondo, completo de estrutura, macio e denso de centro, enérgico na periferia com final a mostrar taninos muito vivos. Grande vinho em potencia, tem robustez, tem firmeza, tem densidade, tem atributos já muito bem ligados mas o tempo vai dar-lhe mais. Acidez e taninos incríveis, final igualmente bom.


Castas: 100% Touriga Nacional

Ficha Técnica: http://www.chaodesaofrancisco.pt/wp-content/uploads/2018/01/PT-CQS_2015.pdf

Estágio: em barricas de carvalho francês Allier, durante 12 meses.

Vinhos Chão da Quinta: http://www.chaodesaofrancisco.pt/vinhos/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Prova

  • 8.5/10
    Aroma - 8.5/10
  • 8.5/10
    Corpo - 8.5/10
  • 8.8/10
    Acidez, Taninos, Final - 8.75/10
  • 8.5/10
    Análise Geral - 8.5/10
8.6/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados