Chão do Vale, Vinhas Velhas Branco 2017

Meus caros,

Alguns vinhos fazem com que pareça fácil conseguir atingir patamares superiores. Mas fácil não é… Se esperarmos e deixarmos os vinhos falarem, percebemos que essa facilidade vem de uma natureza intrínseca para se ser superior. Já é deles… Já nascem assim.

Por isso, só agora este D.O.P. Lafões veio ter connosco… Porque se percebeu que daquela vinha de Lafões poderia sair algo superior, algo especial, intrínseco daquele terroir que alguém conseguiu interpretar e no qual viu potencial. E, só por isso, hoje temos um branco como este.

É um vinho com características relativamente comuns aos brancos do Dão, isto é, para a maioria deles, o potencial para se diferenciarem é-lhes natural. Porque o Dão é o Dão, para a maioria “bastará apenas” levar a vinha cuidada até ao momeno certo. A essência está lá, na vinha.

Este Chão do Vale Vinhas Velhas Branco 2017 é isso mesmo, é uma expressão de um potencial que foi interpretado, cuidado e mais tarde colocado dentro desta garrafa.

Este vinho nasceu para ser assim, melhor que muitos. Há nele atributos que o destacam com relativa facilidade. Quando se fala da tal presença única e elegante do Dão, falamos de vinhos assim, tal e qual como este, fino, completo, sem exageros, com tudo alinhado na dose certa, sem erros, sem devaneios, macio, cheio de estrutura e leve de presença.

Aroma com impacto inicial que mostra aquilo que o vinho é, elegante, ponderado, fino. Tons cítricos, toranja, alguma flor de laranjeira e uma base mineral que carrega frescura. O corpo é macio, a estrutura é completa, tudo nele está polido e a finura é o seu fio condutor, ainda assim consegue ter uma tensão de fundo que lhe confere uma boa vertente gastronómica, tem suficiente firmeza para no meio da sua elegância ir para a mesa e suportar casamentos gastronómicos nada cautelosos. Acidez com boa presença e sem exageros, impecavelmente ligada ao conjunto, em algum momento se coloca acima do desenho de corpo. Final muito bom, bem longo.

Este branco decantou e atingiu uma temperatura que amparou a sua personalidade. Decantar brancos ainda não é consensual… Mas este efectivamente abriu e começou a mostrar o que realmente é.


Castas: ND

Ficha Técnica 2017: ND

PVP Recomendado: ND

Vinhos Chão da Quinta de São Francisco: http://www.chaodesaofrancisco.pt/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Prova

  • 8.3/10
    Aroma - 8.25/10
  • 8.5/10
    Corpo - 8.5/10
  • 8.5/10
    Acidez, Taninos, Final - 8.5/10
  • 8.5/10
    Análise Geral - 8.5/10
8.4/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados