Colinas, Blanc de Blancs, Cuvée Brut Reserve 2014
Há uns meses quis enumerar os sete espumantes que mais me marcaram até hoje, cada um com os seus pontos fortes e todos por razões diferentes. Naturalmente essa lista teria de ser revista, as provas não pararam ali.
Este Colinas, Blanc de Blancs, Cuvée Brut Reserve 2014, entra para essa minha “nova” lista dos sete espumantes que mais me marcaram.
Quem pensou este espumante e fez questão de ter este tipo de vinho no seu portefólio, sabe bem o que quer. É um grande vinho, dignifica os espumantes da Bairrada e dignifica os espumantes portugueses.
Lido à minha maneira e medido à minha maneira, até hoje, foi o segundo melhor espumante que provei.
O aroma mostra uma finesse rara e difícil de atingir pelos espumantes portugueses, mas o corpo sobe o patamar da prova, mostra-nos um espumante com comportamento e com atributos em patamares únicos.
Aroma com uma finesse rara, tudo neste conjunto é elegância e harmonia, ligação de tons exímia com preponderância de tons de estágio, maçã assada, panificação e biscoito. Corpo muito vivo, acidez incrível a dar muita vida e a esticar a prova, bolha fina e muito presente, segura a prova de uma forma única, sem exageros, aparece na intensidade certa, mostra energia e precisão de mãos dadas, mousse macia no centro de boca e depois a bolha e a acidez a darem alguma crocância e tensão à periferia deste vinho. Acidez muito boa, final longo.
Castas: Chardonnay
Ficha Técnica 2014: indisponível
Vinhos Quinta Colinas de São Lourenço (Idealdrinks): http://www.idealdrinks.com/pt/home
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 9.25/109.3/10
- Corpo - 9.5/109.5/10
- Acidez, Final - 9.25/109.3/10
- Análise Geral - 9.25/109.3/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico