Colleja, Tinto 2015 

Caríssimos,

Este é um daqueles posts que mais entusiasmo tenho em fazer. Por dois motivos.

O primeiro, é que por causa desta prova tenho uma nova entrada nas minhas 10 melhores escolhas em tintos portugueses até 4€.

O segundo motivo é simplesmente a constatação de que são vinhos como este que nos “protegem” na restauração. Protegem-nos da duplicação e triplicação de preços que vemos em 99,9% das cartas de vinhos. Não é que este vinho nas cartas possa ser mais barato que outros, é porque ele vai ser melhor que outros de igual preço.

Qualitativamente, este Colleja 2015 pode ser um porto seguro numa carta de vinhos pouco convidativa. Este tinto não vos vai falhar. Vai corresponder a tudo o que lhe possam pedir.

Aromaticamente é um tinto estimulante e esta sua primeira apresentação cativa-nos de imediato. Depois, toda a performance de corpo é correcta, sem erros, mantendo durante toda a desenvoltura uma ideia de vinho interessante.

Aroma limpo, rico, bastante equilibrado, não muito intenso mas correctíssimo na ligação de tons, floral a sobressair de início, fruta vermelha muito suave, tons mais intensos de especiarias, fundo com terroso húmido e toques fumados. Corpo com algum nervo de fundo mas sem exageros, apenas a marcar presença, a dar personalidade, textura macia, comportamento elegante, largo, porte médio, muito linear na performance, sempre certo, final a dar a ideia de estarmos a trincar fruta vermelha madura. Acidez em bom nível, final com persistência média, taninos algo curtos.


Saúde,
Dr. Ribeiro

Prova

  • 6.5/10
    Aroma - 6.5/10
  • 6.3/10
    Corpo - 6.25/10
  • 6.3/10
    Acidez, Taninos, Final - 6.25/10
  • 6.3/10
    Análise Geral - 6.25/10
6.3/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados