Encontro, Baga 2012
Lembram-se do Encontro Baga 2011? Nós lembramo-nos. Foi um daqueles vinhos pertencentes ao patamar de preços entre os 15€ e os 20€ que, facilmente, arredou da nossa lista de bons momentos outros vinhos duas e três vezes mais caros.
E mais, eu acho até que este Baga 2012 sobe um pouco o nível em relação à colheita de 2011.
São vinhos distintos em alguns dos atributos, este 2012 oferece uma prova mais atrevida e mais desafiante, não aparece com momentos tão refinados quanto o 2011, dá-nos por outro lado momentos de prova mais musculada, mais dura. Este 2012, para agora, promete-vos desafio, mas mais importante e por isso digo que ele subiu um pouco o nível face ao 2011, vejo-o com mais caminho pela frente, tem muitos e bons alicerces para isso. Acho a colheita de 2012 mais prometedora o que é muito bom de ver face à escassez de bons Bagas desse ano.
Acho que este vinho, se não disparar no preço, começa cada vez mais a afirmar-se como uma excelente opção que podemos fazer em tintos bairradinos, em Bagas, sem termos de gastar muito e com garantias de estarmos a fazer uma escolha bem especial.
Aromaticamente mostra logo ao que vamos, é um tinto que afirma profundidade e densidade aromática. O corpo mostra estrutura completa e um perfil não tão denso quanto prometido pela apresentação aromática, mas tem vários detalhes de tinto irreverente, tem energia, tem alguma dureza, tem acidez e taninos num nível excelente de sentir, nada deslocados, totalmente enquadrados no perfil deste vinho, atributos que fazem dele um tinto com detalhe.
Aroma rico, intenso, denso e profundo, floral suave, flores silvestres, vegetal suave, fundo a permitir sentir toques de barro, ligeira noz moscada, pinhal, madeira húmida, nuances fumadas. Corpo largo, porte alto, longo, muito vivo e cheio de atitude em boca, robusto, rugoso de periferia e com centro a mostrar alguma leveza, tem atitude e personalidade, na boca chega a todo lado e mostra ter bastante para que possa ainda evoluir muito bem. Acidez muito boa, taninos incríveis, rugosos, nada deslocados do conjunto, final longo.
Castas: Baga
Vinho Quinta do Encontro: https://quintadoencontro.pt/pt/
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 8.5/108.5/10
- Corpo - 8.75/108.8/10
- Acidez, Taninos, Final - 8.75/108.8/10
- Análise Geral - 8.75/108.8/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico