Esporão, Vinha das Palmeiras, Alicante Bouschet 2013
Há dias assim… A decantação longa, mais de uma hora, ajudou a mitigar o TCA, mas apenas mitigou. Não tenho memória de ao abrir um vinho, sentir tanto TCA.
O Alicante Bouschet é uma casta capaz de originar vinhos “explosivos”, únicos, vinhos que nos deixam fixados no copo por largos segundos, presos ao que esta casta consegue fazer. Mas para isso, tem de ser muito bem entendida e trabalhada.
Depois, o Alicante Bouschet também depende de nós, consumidores. São vinhos que pedem cuidado com a temperatura, têm de ir para a mesa abaixo da temperatura certa para depois chegar ao copo, no ponto.
Este Vinha das Palmeiras 2013 demonstrou isso mesmo, na temperatura certa ainda aguentou a prova, apesar de algumas dificuldades. Mas depois de algum tempo e com poucos ºC a mais , mostrou ser um vinho que não tem possibilidade de impressionar.
Aroma a ser grandemente prejudicado pela excessiva presença de TCA, muita fruta preta madura e fruta passa, figos secos e ameixa seca, terra húmida, madeira molhada, mogno, conjunto profundo mas não muito intenso. Corpo a confirmar a forte presença de tons de figos secos e de ameixa passa, textura fluida, largo q.b., porte médio, energia média, tanino bem presente e a secar a periferia da boca, nada ousado, nada que impressione. Acidez boa, taninos bons, ásperos, final médio.
Castas: Alicante Bouschet
Ficha Técnica 2013: indisponível
Vinhos Esporão: https://www.esporao.com/pt-pt/
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 5/105/10
- Corpo - 6.5/106.5/10
- Acidez, Taninos, Final - 6.75/106.8/10
- Análise Geral - 5.75/105.8/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico