Fonte de Gonçalvinho, Inconnu, Reserva Tinto 2011
Ilustres,
Por vezes, é-nos ensinado que é mesmo obrigatório ter atenção ao detalhe do dia-a-dia. Não é a primeira vez que revejo alguns instantes e particularidades que parecem ter-me sido colocados pela frente por motivos que inicialmente não percebo. A posteriori, sou até capaz de encontrar alguma razão de ser nesses momentos, sendo certo que alguns deles passam sem que sejam completamente aproveitados.
Aconteceu isto: Uma feira de vinhos no Campo Pequeno, uma casa cheia, típico domingo à tarde. A certa altura, há apenas um espaço vazio, apenas um produtor sem curiosos de volta dos seus vinhos… Apenas um. Tudo isto me obriga a reparar neste produtor. Feliz hora em que percorri esses escassos metros em direcção a ele…
Este tinto de que vos falo é feito para deslumbrar, é garantidamente vinho para marcar ocasiões especiais. No aroma, é vinho de riqueza incomum, sedutor, quase pleno. No corpo, mantém o fascínio inicial, prende-nos a ele “sem qualquer esforço”. Nele não há peso, nem músculo ou densidade, no entanto há uma afinação que fascina, como uma sinfonia.
Aroma rico e profundo, com maioria de tons terciários, fruta vermelha madura, ginja, alguma fruta passa, cedro, erva seca, toques de chocolate e alguma caruma. Corpo com tudo, estrutura completa, fascinante, consegue chegar a todo lado, largo, alto e longo, perfil elegante e com alguma leveza até, macio ao centro, polido na periferia, equilíbrio exímio. Acidez média, taninos de presença elegante.
Nota: Mesmo sendo a preço de feira, os seus 12€ fazem deste vinho algo completamente obrigatório.
Castas: vinhas velhas – castas não definidas
Estágio: 10 meses em barricas de carvalho Americano, 2º uso, e 6 meses em garrafa.
Ficha Técnica: http://www.fgoncalvinho.com/fiche_tec/ft_inconnu_2011.pdf
Vinhos Fonte de Gonçalvinho: http://www.fgoncalvinho.com/vinho.html
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 9/109/10
- Corpo - 9/109/10
- Acidez, Taninos, Final - 8.5/108.5/10
- Análise Geral - 8.75/108.8/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau
o preço em garrafeira julgo andar nos 18 euros. quanto a mim, continua a ser uma RPQ fabulosa. isto é um vinho topo de gama.
Pois Luís, isso é um problema. Assim sendo não o poderei ter como uma das minhas 10 melhores escolhas em tintos até 12€.