giz, Vinhas Velhas Branco 2016
Meus caros,
Um vinho que não vou esquecer tão cedo: giz, Vinhas Velhas Branco 2016.
Há cerca de duas semanas atrás, na Bairrada, perguntei a um produtor que muito admiro, quais são os pontos fortes daquela região. A resposta foi imediata: “a possibilidade de aqui se poderem fazer grandes vinhos brancos, tanto tranquilos como espumantes, vinhos únicos, de classe mundial”.
Ainda assim, fui imediatamente chamado a notar que ao contrário da imagem que vem passando, a Bairrada corre o risco de ficar uma região virtual. E porquê? Disso falaremos mais tarde. Por agora deixemos de parte essa discussão mais “negativa” e pesada.
Vamos falar do oposto, de vinhos brancos ímpares e extraordinários (feitos na Bairrada). Vamos falar de um vinho feito por um pequeno produtor e que a meu ver criou uma experiência perdurável em memória. É isto que se pede a um vinho, que não o esqueçamos. São estas memórias especiais que grandes vinhos como este conseguem fomentar.
Este giz 2016 é um branco magnífico, e que por isso nos que exige uma atenção redobrada na temperatura. Não o deixem cair abaixo dos 10ºC. Nunca.
Ao nariz, o primeiro impacto aparece sem fruta, puro, limpo, exibe-se em intensidade e riqueza aromática nada exuberante, mas ainda assim com um uma presença extremamente honesta e sedutora. O corpo consegue oferecer-nos o melhor de dois mundos, uma estrutura que mistura leveza e elegância, com firmeza e abundância. Ficamos perante um vinho que ocupa todos os espaços, exibindo um comportamento fino em todos os momentos, sem nunca nos mostrar algo que não seja afinação e ligação eximia entre fases.
Herbal, esteva, flor de laranjeira muito suave, fumado de fundo em tons muito ligeiros. Corpo muito elegante, leve, completo, estrutura bem redonda, muito macio na periferia, untuoso de centro, limpo, homogéneo de principio ao fim, sem erros, melodioso. Acidez em nível médio/alto, muito bem integrada com o restante conjunto, final com persistência longa e muito fina.
Castas: Vinhas Velhas (centenárias)
Estágio: 10 meses em barrica de carvalho Francês
Prova
- Aroma - 9/109/10
- Corpo - 9.25/109.3/10
- Acidez, Taninos, Final - 9/109/10
- Análise Geral - 9/109/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico