Herdade da Barrosinha, Arinto 2015
Meus caros,
Uma das grandes surpresas das provas deste fim de semana: Herdade da Barrosinha, Arinto 2015.
Não é nada comum encontrarmos nesta gama de preços um vinho tão equilibrado e harmonioso como este Arinto de 2015, de facto surpreendeu. Consegue ser mais um dos bons exemplos de vinhos que representam uma excelente relação qualidade/preço.
Fixei como pontos fortes deste Arinto de 2015 a sua elegância e leveza, mostra-se fino, sedutor e espectacularmente afinado, dá-nos toques de vinho de categoria superior. O trabalho que esta colheita de 2015 representa é de indubitável sucesso, colocando-se num patamar acima da média, saltando bem para fora da linha normal de qualidade dos vinhos da sua gama.
É no meu entender um vinho que se posiciona entre, os bons brancos portugueses, e aqueles grandes vinhos que nos marcam e não esquecemos, feito impressionante para uma garrafa pertencente à “primeira categoria de preços”.
Aroma de riqueza e amplitude aromática média/alta, com uma muito agradável mistura de ameixa branca, toques minerais e erva húmida. Corpo com excelente harmonia, equilibrado e bem ligado de principio ao fim, estrutura média, frescura fascinante mostrando também na boca tons de ameixa branca, bem integrada, a confirmar o que mostrou no nariz. Não tem qualquer detalhe que destoe. A sua leveza e elegância surpreendem. Acidez e persistência em níveis médios.
Não precisam esperar pelo calor do Verão para o experimentar. De qualquer forma, é branco obrigatório para este ano.
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 6.5/106.5/10
- Corpo - 7.5/107.5/10
- Acidez, Taninos, Final - 6/106/10
- Análise Geral - 7/107/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau