Herdade do Rocim, Clay Aged Tinto 2015 

Vejo os vinhos deste patamar de preço, obrigatoriamente, como escolhas que fazemos para abrir quando eles estão no auge, nem antes, nem depois, porque sem ser no auge, para mim, fica um amargo de boca. Já não são preços para andar a fazer experiências e descobertas.

Este tinto tem como pontos fortes o facto de estar jovem, parece que os anos não passaram por ele, e por isso, se o têm, deixem-no estar e não lhe mexam tão cedo.

Este tinto ainda não está no auge, e precisa lá chegar, merece lá chegar, mas para lá chegar precisa de tempo, porque por agora o que há nele é muita vida e uma parte da performance em boca que nos mostra um vinho com estrutura média, e essa é a única parte menos boa dos seus atributos. Claro que ele não irá ampliar muito mais aquilo que já mostra de estrutura, mas os bons atributos que seguram os bons vinhos durante muitos anos, esses existem neste tinto, e acho que são eles que vão compensar esse tal parâmetro que ele tem apenas no nível bom.

Este vinho ainda tem muita estrada pela frente, e mesmo que essa estrada não lhe dê coisas que ele não pode ter, pelo menos vai-lhe permitir mostrar o bom que tem no patamar que merece, mas ao qual ainda não chegou.

Aroma floral e tons herbáceos bem marcados, tons herbáceos em maioria num conjunto guiado pelo engaço usado a 100% no processo de vinificação, alguma fruta vermelha madura, fundo com tons de talha revestida mas sem derivar para zonas difíceis, conjunto mais profundo que intenso. Corpo vivo, fruta vermelha madura sentida em boca também, conjunto em boca muito vivo, estrutura média, amplitude média, centro de boca médio e persistência igualmente média, acidez e taninos em muito bom nível mas ligeiramente desligados de uma estrutura com pendor relativamente delgado, vinho com muita energia e ímpeto, algum nervo e amargor agradável amparado por tons herbáceos, precisava estrutura mais cheia, mas consegue mostrar acerto e harmonia por cima de comportamento muito vivo. Acidez boa, taninos melhores, final médio.


Castas: ND

Vinificação e estágio: Pisado a pé, em lagar de pedra, com a totalidade do engaço e apenas com leveduras indígenas. Estágio de 16 meses em talhas de barro de 140 litros.

Ficha Técnica 2015: indisponível

Vinhos Herdade do Rocim: https://rocim.pt/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Pólvoras, Vinho Tinto

Prova

  • 7.5/10
    Aroma - 7.5/10
  • 7.5/10
    Corpo - 7.5/10
  • 7.5/10
    Acidez, Taninos, Final - 7.5/10
  • 7.5/10
    Análise Geral - 7.5/10
7.5/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados