Lopo de Freitas, Espumante Bruto 2010
Meus caros,
Eis o melhor espumante de Portugal. Eis o espumante que todos devem procurar caso queiram experimentar uma garrafa com história e de qualidade excelente. Um grande representante da qualidade dos espumantes bairradinos.
No entanto, e caso queiram seguir o meu conselho proponho-vos que o abram e o sirvam como entrada. Não o reservem para o “brinde” como erradamente se pensa por esta país fora. Não o sirvam apenas na sobremesa.
Na Bairrada é normal o consumo de qualquer espumante em qualquer bar, como se de uma outra qualquer bebida se tratasse. Pedir uma taça de espumante isolada é algo tão normal para uns, e tão desconhecido para tantos outros.
Não só a culpa disto é da horrível promoção que se faz ao espumante, como os preços que os restaurantes praticam para este tipo de vinhos, como a má apresentação que as superfícies comercias fazem a estas garrafas misturando-as com outras que… bem é melhor nem comentar.
Apostem no conhecimento deste tipo de vinho. Atentem na secção que este site dedica aos espumantes (Os Melhores Espumantes de Portugal) e percebam que muitas vezes por preços semelhantes podem fazer a opção certa e isso pode fazer toda a diferença. Atenção à escolha da garrafa, atenção à temperatura e atenção ao servir em taça/flute.
O espumante aqui em análise é de facto uma escolha mais que acertada. A única ressalva que vos faço é para apostarem em servi-lo durante as entradas. É um espumante fino, elegante e de harmonia excepcional.
No meu entender é o vinho ideal para começar uma refeição.
Aconselho-vos para as sobremesas um espumante de corpo mais pronunciado, talvez um Baga Bruto, que possa competir com alguns sabores. O Lopo de Freitas pela própria elegância que possui, perde quando servido com pratos corpulentos.
Saúde,
Dr. Ribeiro