Messias, Bairrada Clássico Branco 2012

Parece ingrato dizer isto mas, é honesto. Dos últimos cinco vinhos Messias, provados por mim, este foi o único que me fascinou.

E fascinou em grande nível.

Aromaticamente mostrou apontamentos que eu não me recordo de ver num branco. Levo a exibição aromática deste vinho como uma “anormalidade” única, sem par. Há nele uma paleta de tons exibidos num nível muito raramente alcançado por grandes brancos portugueses.

Corpo com centro médio, esta é a maior falha no seu desenho de corpo. De resto, tem tudo a mais que muitos outros e nunca a menos.

Aroma com complexidade única, incrível, ímpar, ameixa amarela madura, mel, algum herbáceo fresco, fundo salgado com nuances de fósforo. Corpo com centro médio, estrutura ampla amparada pela boa acidez, periferia crocante, vinho vivo, mexido, presença em boca bastante expressiva, alguma frescura que contraria a expectativa criada a partir do aroma. Acidez boa, final longo.


Castas: Bical e Cerceal

Vinificação e estágio: Prensagem de uva inteira. Fermentação espontânea em barricas de carvalho velhas. Afinação em garrafa após um ano de estágio.

Prova

  • 9.8/10
    Aroma - 9.75/10
  • 8.3/10
    Corpo - 8.25/10
  • 8.5/10
    Acidez, Taninos, Final - 8.5/10
  • 8.5/10
    Análise Geral - 8.5/10
8.8/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados