Mingorra, Alvarinho 2018

Discussão engraçada, quando dentro de Portugal parece haver uma opinião resistente à deslocação de castas bandeira de certas regiões, para outras. Mas, ao mesmo tempo e no caso do Alvarinho, defende-se esta casta como uma das maiores embaixadoras do nível qualitativo que as uvas portuguesas podem oferecer aos vinhos que por cá se fazem. “Façam com que se fale do Alvarinho lá fora e se puderem mandem o Alvarinho lá para fora”… Tenho ouvido.

Depois, cá dentro, testam-se castas fora do seu “habitat” e isso parece heresia.

O Arinto está em quase todo o lado deste país e a Touriga Nacional está praticamente em todo o lado. Algumas experiências irão resultar e outras não. Que se façam experiências, teste e apostas, por favor. Porque sem testes não há inovação e sem inovação, ganham os outros.

Este Alvarinho da Herdade da Mingorra dá-nos no aroma apontamentos que outros Alvarinhos não nos dão. Mesmo sustentado num terroir alentejano, a performance aromática deste vinho chega a um nível superior, mostrou uma homogeneidade exímia no conjunto que é exibido ao nariz. O corpo, em relação ao impacto aromático, mostrou atitude mais moderada.

Um ano é um ano. Veremos o que este vinho nos vai dizer daqui para a frente porque ele merece ser seguido. Pelo que mostrou no aroma, merece que fiquemos atentos.

Aroma na temperatura certa mostra muito, mostra homogeneidade de conjunto, jogo elegante de tons de maçã golden com ananás e pêssego, no fundo notam-se nuances de erva doce e baunilha muito suave, apesar da ficha técnica deste vinho não fazer referência a barrica. Corpo fluido e macio de textura, performance sempre assente em frescura mesmo com a temperatura a subir, estrutura ampla, centro médio, ligeiro nervo de fundo que acalma com a subida de temperatura, energia média. Acidez boa, final com persistência méda.


Castas: Alvarinho

Vinificação e Estágio: Maceração pré-fermentativa a frio durante 6 horas. Fermentação em cubas de inox à temperatura de 17ºC, seguida de batonnage durante 3 meses.

Ficha Técnica: http://www.mingorra.com/alvarinho/

Vinhos Herdade da Mingorra: http://www.mingorra.com/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Pólvoras, Vinho Branco

Prova

  • 8.3/10
    Aroma - 8.25/10
  • 6.8/10
    Corpo - 6.75/10
  • 7/10
    Acidez, Taninos, Final - 7/10
  • 7.3/10
    Análise Geral - 7.25/10
7.3/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados