Mingorra, Petit Verdot 2015

Meus caros,

Este é um vinho que precisa de critério na escolha do dia em que o vão abrir.

Se procuram um vinho mais transversal aos vários momentos da nossa semana, esse, é sem dúvida, o Mingorra Touriga Nacional 2016.

Este Petit Verdot é mais exigente, tem um pouco mais de complexidade e profundidade, tem também sinais de que precisa de duas coisas. Precisa de ar, decantem-no e acertem a sua temperatura porque este vinho tem de estar quieto e a respirar entre trinta minutos a uma hora. Precisa também de tempo, a meu ver este vinho tem os três atributos base que sustentam ainda algum crescimento em garrafa e, tem também, um temperamento indicador de precisar desse mesmo apuramento.

Este é um tinto de atitude, com presença vincada e por vezes crua, exibe secura em bom nível e taninos com uma expressividade incrível, lado a lado com um nervo de fundo que mostra essa possibilidade do conjunto sofisticar mais um pouco.

Mas podem perfeitamente abri-lo já. Ele é vinho de comida, ele aguenta, por isso arrisquem.

Aroma profundo e com intensidade média, figos secos, ameixa passa, flores silvestres exibidas em tons suaves, fundo com terra húmida e pinho molhado. Corpo amplo, porte médio, denso e com textura cremosa, pede comida, estrutura sentida com algum peso e bastante firmeza, performance muito certa com alguns momentos em que mostra “laivos” de músculo, ímpeto. Periferia toda seca e rugosa, taninos bastante expressivos. Nervo de fundo a mostrar potencial de polimento e possível crescimento. Acidez boa, taninos melhores, mas por vezes acima do restante conjunto, final longo com algum álcool sentido na parte final.


Castas: Petit Verdot

Vinificação e Estágio: Ligeira maceração a frio. Fermentação tradicional de curtimenta em lagares à temperatura de 26ºC. 12 meses de estágio em madeira de carvalho francês.

Ficha Técnica: http://www.mingorra.com/wp-content/uploads/2019/06/petit-verdot-2015-site.pdf

Vinhos Herdade da Mingorra: http://www.mingorra.com/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Pólvoras

Prova

  • 7.8/10
    Aroma - 7.75/10
  • 7.5/10
    Corpo - 7.5/10
  • 7.8/10
    Acidez, Taninos, Final - 7.75/10
  • 7.8/10
    Análise Geral - 7.75/10
7.7/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados