Montanha, Bical e Cercial, Super Reserva Bruto 2004
Este foi um dos melhores espumantes que provei nos últimos anos… E é de 2004.
Por acaso até estava com mais esperança/confiança no duo Chardonnay-Arinto, mas na verdade, foi este duo de Bical-Cercial que fez A Prova.
Há umas semanas atrás num almoço de amigos levei uma garrafa destas e estava impaciente com a surpresa que ia provocar, mas nem de propósito, a rolha já estava um toco sem qualquer capacidade vedante, e como tal, em vez de espumante, estava ali um vinho branco evoluído. Acontece.
Nestas coisas não há duas garrafas iguais, porque não há duas rolhas iguais.
Esta garrafa que provei ainda conseguiu chegar aqui em grande forma, pela foto é possível ver alguma bolha na taça, é fina, mas está lá, bem no centro da taça, um fio fino de bolha fina.
Mostra aroma ricamente amadurecido e cheio de classe, mas foram os atributos de corpo que surpreenderam, a performance de corpo eleva o patamar da prova, o corpo é praticamente completo, o que é notável num espumante de 2004 e que me custou 10,4€.
Aroma amadurecido, melado, ameixa passa, fruta desidratada, manga desidratada, ligeiro anis, erva seca a par de toques de panificação muito suaves. Corpo com comportamento fino, leve, muito amplo, centro de boca alto, estrutura cheia, completa, harmonia totalmente conseguida, a conjugar leveza e plenitude de desenho, bolha fina mas ainda muito presente, textura fluida e com tudo no sitio, acidez muito boa a esticar o vinho e a dar uma prova irrepreensível em boca.
Acidez muito boa, muito integrada e a ser claramente a espinha dorsal deste vinho. Muito bom final.
Ficha Técnica 2004: indisponível
Vinhos Caves da Montanha: http://www.cavesdamontanha.pt/pt/produtos/espumante_30
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 8.25/108.3/10
- Corpo - 8.75/108.8/10
- Acidez, Final - 8.75/108.8/10
- Análise Geral - 8.75/108.8/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico