Nossa Calcário, Baga 2013
Caríssimos,
Post dedicado ao Nossa Calcário, Baga 2013.
É incontornavelmente um vinho referência. A meu ver não podemos esperar dele momentos de completo deslumbramento. Este tinto não nos faz isso. É um vinho que sobressai pela diferença, que nos conquista com um carácter quase único, feminino, senhoril, elegante e competitivo.
É um vinho com perfil distinto, completamente autêntico, “alternativo”, sui generis. Esta é a sua mais-valia, a capacidade de nos oferecer a diferença em níveis qualitativos muito bons. É um tinto “limpo”, sem peso, sem espessura, sem densidade, sem músculo, com uma fluidez macia e encantadora, sempre equilibrado, sempre elegante. Feminino mas sem fragilidades, bem perto do final dá sinais de carácter sério e sólido.
Vejo este Baga 2013 como um vinho para já. Não precisa de mais “guarda”.
Primeiro impacto com tons florais e fruta vermelha em dose muito suave e elegante, algum terroso, café e resina. Corpo com boa estrutura, largo, bem amplo, porte médio, comportamento fluido mas muito prazeroso, elegante, desenvoltura sempre certa e linear, macio e delicado de início, final com atitude relativamente áspera mas agradável. Acidez muito boa, taninos no ponto, final relativamente longo.
Castas: Baga
Prova
- Aroma - 7.75/107.8/10
- Corpo - 8.25/108.3/10
- Acidez, Taninos, Final - 8.25/108.3/10
- Análise Geral - 8.25/108.3/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau