Página, Pinot Noir 2017 

Meus caros,

Numa altura em que cada vez mais procuramos a originalidade e a heterogeneidade nos vinhos, este vocês têm mesmo de experimentar.

É um tinto que quebra a nossa “rotina” de provas, tem total capacidade de trazer novidade ao nosso dia, é um vinho relativamente acessível e acredito que bastante consensual.

Estou agradavelmente surpreendido com a gama de vinhos Página. O Encruzado 2017 foi uma valente descoberta, é tão bom ver aquele resultado da casta Encruzado na região de Lisboa. O Sauvignon Blanc 2017 vai seguramente convencer os cépticos da casta, aqueles que não apreciam o exagero de fruta que alguns Sauvignons puxam até ao máximo.

Este Pinot Noir 2017 é obrigatório. Fica como uma das minhas 10 melhores escolhas em tintos portugueses até 12€.

É um Pinot Noir, ou seja, é um tinto que nos oferece identidade e perfil fora daquilo que a maioria das castas portuguesas costumam mostrar. Mas não o imaginem já de antemão como mais uma abordagem portuguesa ao Pinot e que somente gera um vinho aberto, leve, descontraído, que apenas permitirá passar um bom bocado. Com ele, efectivamente vão passar um bom bocado, mas sobretudo porque este vinho também consegue desafiar. Claro que há nele o perfil base da casta, mas existe também um temperamento cativante e detalhes em níveis óptimos, bem capazes de nos dar prazer.

O aroma é envolvente, puxa-nos para ele, é aberto como a sua cor, leve, limpo, nada profundo, com fruta vermelha madura, tons terrosos, terra húmida, ligeira baunilha. O corpo é fluido de textura, muito certo, amplo, porte médio, periferia crocante, boa energia, sempre firme, não desliga, sempre equilibrado, limpo e leve como a apresentação aromática. Acidez boa, taninos algo curtos, final bom.

Gostei do perfil honesto deste tinto, gostei sobretudo da sua capacidade de mostrar por cima desse perfil aberto e leve uma camada de energia, firmeza e equilíbrio exímio.


Castas: 100% Pinot Noir

Vinificação e estágio: Fermentação em lagares com maceração pré-fermentativa a frio. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês.

Ficha Técnica 2017: indisponível

PVP Recomendado: aprox. 12€

Vinhos Romana Vini: www.romanavini.pt/  –  www.facebook.com/FamilyStateWinery/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Pólvoras, Vinho Tinto

Prova

  • 8.3/10
    Aroma - 8.25/10
  • 8/10
    Corpo - 8/10
  • 7.8/10
    Acidez, Taninos, Final - 7.75/10
  • 8/10
    Análise Geral - 8/10
8/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados