Paulo Laureano, Bucelas, Espumante Bruto 2010
Um espumante que brinca com a idade que tem. Absolutamente diferente e desafiante.
O aroma é de uma performance rara, este é daqueles vinhos que nos deixa muito tempo só a desfrutar do aroma. O corpo, esse, é a demonstração daquilo que é conseguir domar uma casta, o Esgana Cão pode tornar as coisas difíceis na prova, mas o trabalho feito neste vinho faz aparecer o que de melhor esta casta pode oferecer a um espumante.
O Esgana Cão desempenha um papel fundamental neste vinho, foi o Esgana Cão que o fez chegar aqui assim e será seguramente o Esgana Cão que o vai fazer caminhar mais alguns anos. Fácil.
O temperamento deste espumante é especial, é incomum, e pensar que podemos comprar este vinho com PVPs entre os 13€ e os 15€, com 60 meses de estágio sobre borras finas, isto, é uma vez mais alguém nos dar uma hipótese de chegar a vinhos que noutros países seriam difíceis ou mesmo impossíveis para o comum consumidor português.
Não são feitas muitas garrafas deste vinho e por isso existe alguma dificuldade em o encontrar actualmente. Resta-nos estar atentos a próximas colheitas e não deixar escapar oportunidades como esta. Este espumante dá-nos o melhor de dois mundos, é um grande vinho para agora e é uma grande promessa para a cave.
Duas dicas que vos dou, a primeira é para acertarem a temperatura deste vinho, nunca a deixem subir muito, toda esta personalidade do Esgana Cão precisa ser controlada com a temperatura certa. Diria 9ºC máximo.
A segunda dica é para o caso de terem apenas uma garrafa deste vinho, se possível, abram-no só em 2025. Eu vou fazer o mesmo porque acho que ele ainda se está a fazer. A rolha está muito boa, conservem a garrafa em pé e em boas condições. Tenho a certeza que o melhor deste vinho ainda está para vir.
Aroma a não parecer de um vinho de 2010, tons sedutores de panificação intensa e algum brioche, evoluções ou amadurecimentos quase a zeros, por vezes parece até especiado com tons similares a caril, fundo a jogar com tons cítricos, lima, limão e também maçã madura. Corpo a precisar de temperatura trabalhada, com alguns graus acima do ideal o Esgana Cão adquire uma tensão difícil para a prova, mas a temperatura trabalhada faz aparecer o melhor do Esgana Cão, controla essa tensão, esse temperamento, há neste vinho um corpo muito expressivo e muito por culpa da excelente acidez e da forma como ela está integrada com tudo o resto, a mousse deste espumante é leve e cheia com tons de maçã madura em boca também, bolha fina e presente q.b., assertividade total, vinho que pode ir ainda para sítios muito bons. Acidez incrível, final longo e distinto.
Castas: Esgana Cão e Arinto
Vinhos Paulo Laureano: https://paulolaureano.com/
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 9/109/10
- Corpo - 8.25/108.3/10
- Acidez, Taninos, Final - 8.25/108.3/10
- Análise Geral - 8.5/108.5/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico