Paulo Laureano, Miguel Maria Laureano, Alfrocheiro 2016
Não vos consigo dizer se devem abrir este vinho já, ou se devem esperar. Não consigo mesmo.
Mas consigo dizer-vos que é um vinho especial para se ter em casa, seja para já ou seja para depois, é uma opção imperativa devido à diferença que este tinto consegue marcar dentro da sua gama de preços.
Uma das grandes armas deste vinho é a sua apresentação aromática, esta é de patamar elevado, com performance rica e intensa. O corpo tem características que nos deixam numa indecisão, a tal indecisão de quando deverá este vinho ser aberto. Apesar de já oferecer uma prova ousada, atrevida e cativante, há nele energia, nervo, acidez e taninos em níveis que prometem. Com algum polimento do tempo, o acabamento pode ficar especial.
Aroma rico, intenso, fruta preta, muito mirtilo, nuances de violetas, fundo intenso com algum tabaco, terra húmida e tons fumados. Corpo largo, porte médio, longo q.b., centro macio e de textura fluida, periferia áspera à boleia de taninos bastante expressivos. É vinho para agora mas também é vinho para mais tarde, tem energia, tem nervo, tem ousadia e promete limar uma esquina ou outra. Vai ficar melhor. Acidez boa, taninos melhores, final médio/longo.
Castas: Alfrocheiro
Estágio e vinificação: Desengace total sem esmagamento, fermentado em Inox a 25ºC. Fermentação maloláctica em barricas de carvalho francês. Maturação em barricas durante 12 meses e mais 6 meses em garrafa, antes do seu lançamento.
Ficha Técnica: indisponível
Vinhos Paulo Laureano: http://www.vinhosdoalentejo.pt/pt/produtores/paulo-laureano-vinus-lda/
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 8.5/108.5/10
- Corpo - 7.75/107.8/10
- Acidez, Taninos, Final - 8.25/108.3/10
- Análise Geral - 8/108/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico