Paulo Laureano Selectio, Tinta Grossa 2013
Meus caros.
Um grande vinho tinto, uma mistura de classe e tipicidade: Paulo Laureano Selectio, Tinta Grossa 2013.
Para mim este vinho é um pouco como que uma revolução, com ele temos a oportunidade de ir a sítios inéditos, quebrar algumas convenções, experimentar algo distinto e especial.
A sua leitura leva-nos por caminhos pouco directos, e como isso é bom de fazer… Este é um tinto cheio de classe, e se há nele oportunidade para identificar uma referência, essa será elegância, porque é essa a característica que marca o ritmo. Depois, ao longo da sua desenvoltura aveludada, polida e vigorosa, derivamos para nuances frescas, leves e femininas. Esta modulação impressiona.
Tem como pontos fortes tanto o aroma, poderoso, viciante e profundo, como também as particularidades de corpo. A tipicidade é a sua impressão digital. Mesmo não sendo um vinho de estrutura muito alta, onde chega, chega com tudo.
Aroma carregado e profundo, com peso, fruta vermelha madura, alguma fruta passa, especiarias, toques fumados, alguma erva seca, carácter outonal. Corpo muito certo, muito homogéneo, sem qualquer erro, elegantíssimo, desenhado com detalhe, amplitude muito boa, porte médio, consistente, com centro bem ligado a tudo resto, muito cremoso. Acidez e taninos em níveis que é difícil pedir melhor. Persistência igualmente impressionante.
Castas: Tinta Grossa
Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês usado
Ficha Técnica: http://www.vinhosdoalentejo.pt/pt/vinhos/detalhe/paulo-laureano-selectio-tinta-grossa/
Vinhos Paulo Laureano: http://www.vinhosdoalentejo.pt/pt/produtores/paulo-laureano-vinus-lda/
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 9/109/10
- Corpo - 8.75/108.8/10
- Acidez, Taninos, Final - 9/109/10
- Análise Geral - 9/109/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau