Pegos Claros, Reserva Tinto 2015 – Vinha 70 Anos
Caríssimos,
Correu bem. Correu muito bem. O domingo teve vinho à altura. Absolutamente.
Este Pegos Claros Reserva Tinto – Vinha 70 Anos, irá ser lançado no ano do centenário desta casa, 1920 – 2020.
Eu procuro referências, é inevitável. Por vezes essas referências são vinhos isolados, mas outras vezes, vejo “faróis” maiores, casas que reúnem o que de melhor uma região representa, casas que são capazes de apontar ao futuro como poucas conseguem, detentoras de um portefólio referência.
Na Península de Setúbal eu sempre procurei uma referência e sei que vocês também. Os últimos anos deram-me duas. A casa que fez este vinho é uma delas.
Este Reserva – Vinha 70 Anos oferece uma prova única, em dois domínios. O primeiro e claramente importante, tem que ver com o legado deste Castelão, o qual tem tido uma singular relação qualidade/preço. Este vinho não é caro, nada caro para aquilo que nos dá. Num segundo domínio, existem colheitas deste Castelão que se têm revelado bons vinhos de guarda e, fazer uma garrafeira com vinhos destes é possível! São vinhos que merecem o nosso carinho em cave, podem resultar em grandes surpresas, para nós e para quem estiver connosco.
Este vinho pertence a uma casa que nos trata bem. Para nós consumidores, a Herdade de Pegos Claros é, cada vez mais, um farol da região. Este vinho mostra um trabalho de grande qualidade.
Fica como uma das minhas 10 melhores escolhas em tintos portugueses até 10€.
Aroma rico, mais complexo que intenso, compota de frutos vermelhos, tons florais frescos, violetas, fundo com chá preto, tons fumados e terra húmida, conjunto bem homogéneo, sem erro. Corpo mais completo que o aroma, corpo a colocar este tinto noutro patamar, estrutura cheia, redondo, pleno, presença em boca irrepreensível, muito homogéneo na ligação de atributos, sem um pormenor acima do outro, textura ligeiramente densa e macia, muito polido, periferia agradavelmente áspera a revelar tanino bem expressivo e ainda assim sem exageros, vinho absolutamente correcto. Acidez boa, taninos muito bons, final longo.
Castas: Castelão
Ficha Técnica: indisponível
Vinhos Herdade de Pegos Claros: https://www.facebook.com/pegosclaros/
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 7.5/107.5/10
- Corpo - 8.5/108.5/10
- Acidez, Taninos, Final - 8.5/108.5/10
- Análise Geral - 8.25/108.3/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
Para mim, um vinho verdadeiro. Sabe a castelão. Não se esconde atrás de sabores artificiais ou madeira carregada. Vinho elegante.. mas sabe a vinho, de verdade.
Bom saber que ainda existe alguém com esta filosofia.