Pequenos Rebentos, O Caminho, Branco 2020
Uma das boas surpresas destes 12 produtores de Vinho Verde que tenho andado a provar nos últimos meses. Aliás, foi uma das melhores surpresas até agora.
É mais que um bom vinho, este para mim chega ao patamar do muito bom. Até ver, é uma das minhas 5 referências dos Alvarinhos já provados.
E olhando ao preço, este sim, este merece palavras bem elogiosas. É vinho para se ter apontado a um dia mais diferente dos dias normais e não é assim tão caro quanto outros Alvarinhos.
Aroma bem intenso, cítrico, tangerina, lima, flor de laranjeira, fundo com nuances tostadas e adocicadas, conjunto rico, limpo, muito bom.
Corpo com muito bom volume de boca, com alguma densidade o que não é muito comum em brancos, algo provavelmente retirado da sua vinificação, peso relativo em boca e ainda bem, dá-lhe presença, dá-lhe expressividade e exigência, amargor cítrico muito suave, ou seja, tem conjunto com muito e mostra-o de forma bem competente.
Acidez muito boa, taninos suaves mas sentidos, talvez da barrica e/ou talvez da curtimenta, amargor final notado e seria interessante saber se houve ali uso de algum engaço também.
Muita coisa para ver nele. Muito bom.
Prova
- Aroma - 8/108/10
- Corpo - 8.25/108.3/10
- Acidez, Taninos, Final - 8.25/108.3/10
- Análise Geral - 8.25/108.3/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico