Preto Branco, Reserva Tinto 2008

Mais um dos 15 tintos dedicados à Bairrada de 2008.

Alguns detalhes deste vinho parecem dar-lhe uma hipótese de voltar a ser testado bem lá mais para a frente. A acidez, a energia e os taninos deste tinto estão ainda em níveis incomuns para vinhos desta gama de preços e com esta idade.

Estes parâmetros mereciam ser acompanhados pelos restantes atributos. Aromaticamente, todo o conjunto é exibido em muito bom nível, com carga aromática densa e profunda. A falha mais notória está na estrutura de corpo, aqui este vinho mostra centro de boca algo baixo, toda a ousadia, ímpeto e energia deste vinho, não têm depois correspondência com o “centro da estrutura”, que neste caso, se mostra “frágil”. Fica a ideia de conjunto desequilibrado.

Aroma profundo, com evolução notória mas sem perda de atrevimento, compota de frutos vermelhos, ginja, fundo com tons de erva seca e café. Corpo fluido de centro, periferia rugosa, secura cativante, boa amplitude graças à incrível acidez exibida, porte médio/baixo, estrutura côncava, algum nervo de fundo que a par da periferia atrevida dá a este vinho um toque musculado. Acidez e taninos ainda numa forma acima da média, final muito bom.


Ficha Técnica 2008: indisponível

Vinhos Quinta do Encontro: https://www.quintadoencontro.pt/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Pólvoras, Vinho Tinto

Prova

  • 7.5/10
    Aroma - 7.5/10
  • 6/10
    Corpo - 6/10
  • 8.3/10
    Acidez, Taninos, Final - 8.25/10
  • 6.5/10
    Análise Geral - 6.5/10
7.1/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados