Principal, Grande Reserva Tinto 2009
Caríssimos,
Isto não é uma ciência exacta e por isso mesmo, este vinho deixou-me preso entre dois lugares… E sem saber qual o melhor.
Este vinho mostrou aquilo que alguns grandes tintos por vezes mostram, isto é, mostrou uma espécie de limbo.
Como isto não é de gostos, mas sim de capacidade e personalidade, não sei… Não sei se a sua melhor prova terá sido há alguns anos atrás onde ele estaria mais viçoso, ou se fará uma melhor prova lá mais para a frente, depois de se intensificarem ou até aparecerem mais os terciários.
Sim, porque em alguns vinhos há terciários bem agradáveis e muitas vezes melhores do que algumas coisas que lá estavam antes.
Por agora uma coisa é certa, provei-o no limbo. Nunca o tinha provado e provavelmente nunca mais o irei provar. Como tal, não posso comparar o antes com o agora e, nem o agora com o depois.
É claramente um vinho diferente e fico com pena de não resolver esta dúvida. Fica este dissabor de não o provar onde ele poderia ser tudo aquilo que aparenta.
Aroma algo contido de ímpeto, tons florais suaves, rosas, alguma compota de fruta preta, fundo a misturar tons de tabaco, baunilha e nuances fumadas. Corpo cheio, muito boa presença em boca, muito melhor que o aroma, é um grande corpo, largo, centro de boca alto, longo, muito macio de textura, muito certo no comportamento e firme na presença em boca, toques de vinho imponente mas sem exageros, sem atributos mais atrevidos que outros. Imponência, moderação e elegância, misturadas num conjunto muito igual e equilibrado. Acidez boa e taninos exímios, com expressividade no ponto. Boa persistência final.
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Merlot
Ficha Técnica 2009: indisponível
Vinhos Quinta Colinas de São Lourenço (Idealdrinks): http://www.idealdrinks.com/pt/home
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
-
8.5/10
-
9.3/10
-
8.8/10
-
8.8/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico