Proibido, Grande Reserva Tinto 2013
Caríssimos,
Um dos vinhos de que se fala: Proibido, Grande Reserva Tinto 2013.
A primeira ideia que vos quero deixar é a de que este vinho aparenta estar ainda algo jovem, pouco calmo, e esse facto não o favorece. Esta colheita de 2013 acaba por não ganhar muito com essa vivacidade, deixando até um certo ar de imaturidade. Fiquei também com a ideia de que este vinho não irá recuperar dessa imaturidade, não irá para um patamar de um grande vinho tinto.
A segunda ideia que vos quero deixar tem a ver com um pré conceito aprazível que se pode construir para este vinho, e que não terá continuidade do mesmo após a prova. Há de facto uma certa curiosidade para perceber o que está dentro desta garrafa, mas após esta curiosidade fica uma sensação de “regularidade normal”.
Aroma elegante, não muito elaborado, mas agradável. No nariz mostra boa fruta vermelha, ligeira baunilha e chocolate em dose suave. Corpo de estrutura média, não muito possante, macio, redondo, bom equilibrio, não muito largo. Persistência média, taninos escassos e acidez razoável.
Creio existirem vinhos com relação qualidade/preço superior a este Proibido, Grande Reserva Tinto 2013. Mas, dê-se tempo ao tempo, e veremos o que ganha este vinho nos próximos anos com espera em garrafa.
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 8/108/10
- Corpo - 7.5/107.5/10
- Acidez, Taninos, Final - 7.5/107.5/10
- Análise Geral - 7.5/107.5/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau