Quinta da Alameda de Santar, Reserva Especial 2012
Caríssimos,
Eis um grande vinho tinto! Uma garrafa para bons momentos e boas companhias.
Gostei de tudo o que rodeia este vinho, e apesar de lhe apontar um “pequeno mas”, reconheço que é um vinho de um nível bem diferente, bem acima da média, o qual para mim será presentemente um dos melhores representantes do Dão.
Dão é sinónimo de características diferenciadoras, embora reconhecendo o elevado patamar de qualidade em que este vinho se encontra, também vos digo que o detalhe diferenciador, aquele último degrau, nesta garrafa não o encontramos. Este “pequeno mas” porém não significa muito, ou melhor, significa muito pouco perante o elevadíssimo trabalho de afinação que nele encontramos.
É um vinho de tricotado minucioso, de estrutura afinada ao mais pequeno detalhe, e acaba por ser este o seu ponto forte.
No aroma tem fruta preta madura, ligeiro toque de floral e alguma trufa. No corpo é bastante estruturado, constante e equilibrado de principio ao fim, redondo e cremoso. Final longo com taninos e acidez bem presentes.
Falta o identificador do Dão, falta-lhe o parâmetro diferenciador, se este lá estivesse era um vinho a pender para o memorável.
No entanto, recomendo-o sem qualquer tipo de dúvida. É um vinho de topo.
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 8.75/108.8/10
- Corpo - 9/109/10
- Acidez, Taninos, Final - 8.75/108.8/10
- Análise Geral - 9/109/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau