Quinta da Calçada, Exuberant, Loureiro 2019

Esta semana este vinho apareceu-me em promoção e a bom preço, decidi arriscar, muito por culpa das recordações da prova da sua edição de 2012.

Esse Exuberant 2012 ficou no ano passado como umas das minhas 10 melhores escolhas em vinhos verdes brancos até 10 euros, não sei se por culpa das especificidades dessa colheita, ou se por ter sido provado apenas em 2019.

Aliás, essa edição Exuberant 2012 confirmou a edição Terroir 2012, ambas mostraram ser grandes relações qualidade/preço, vinhos na casa dos 6€ e com performances atípicas para essa gama de preços… Volto a frisar a minha dúvida, não sei se por culpa do ano 2012, ou se por terem sido provadas as duas apenas em 2019.

Este Exuberant Loureiro 2019 está novo e como está novo, o seu nariz é obviamente diferente, logo, seria injusta a comparação com colheitas mais antigas. Aromaticamente o conjunto aparece relativamente intenso, mas também mais simples. O corpo deste 2019 marca as maiores diferenças para a edição de 2012 e aqui já podemos fazer algumas comparações, há neste 2019 alguns atributos em bom nível, mas não tem a presença e a harmonia que o 2012 mostrou. Está menos imponente na estrutura em boca e tem alguma dificuldade em ligar a sua expressiva acidez a tudo o resto, com o “detalhe” de existir uma entrada ligeiramente adocicada que destabiliza a fase inicial deste vinho.

Este é um vinho que muda bastante o seu comportamento consoante a temperatura, é preciso algum cuidado, quando demasiado fresco apenas sentimos acidez. Também não pareceu permitir grandes testes e desafios a temperaturas mais elevadas.

Ainda assim, e por respeito a esse Exuberant 2012, trouxe uma garrafa a mais e vou voltar a este vinho daqui a meia dúzia de anos. Não que ele vá subitamente mudar para muito melhor, não tem uma estrutura muito relevante em boca, mas tem acidez para lhe darmos algum benefício da dúvida.

Aroma cítrico e mineral, ao aquecer mostra tons herbáceos, conjunto simples e intenso, ligeiro fósforo de fundo. Corpo fluido, centro de boca médio a revelar um volume em boca não muito afirmativo, acidez fora do normal e bem acima de tudo o resto, alguma doçura inicial a estragar um pouco a primeira fase de prova, energia curta com estrutura curta e acidez muito acima do conjunto, talvez possa fazer qualquer coisa mais no futuro, mesmo que não seja muito mais. Final médio.


Castas: Loureiro

Ficha Técnica: indisponível

Vinho Quinta da Calçada: https://www.calcadawines.com/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Prova

  • 6.3/10
    Aroma - 6.25/10
  • 5.8/10
    Corpo - 5.75/10
  • 6.5/10
    Acidez, Taninos, Final - 6.5/10
  • 6/10
    Análise Geral - 6/10
6.1/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados