Quinta da Pellada, Tinto 2011
Ilustres,
Um vinho que me provocou opiniões díspares, este Quinta da Pellada, Tinto 2011.
Quase que a cada cinco segundos a minha visão sobre o que ali estava se ia alterando, oscilava entre a expectativa de pensar que poderia ali estar um vinho rico e exuberante, e a realidade de ali ter um vinho que sem ser impetuoso e extravagante, mostrava uma descomplicada elegância e afinação.
Este vinho não nos obriga a muito esforço para o descascar camada após camada, não é muito profundo e carregado, pede sim para apreciar um perfil muito linear e fino, sem nada que falhe durante o tempo que fica em boca. Mostra um equilíbrio excelente, nele pouca coisa está fora do sitio, apenas é preciso perceber que estamos na presença de um vinho de perfil muito especial, não robusto, não opulento, não atrevido, não poderoso, não denso, não profundo, mas completo q.b., sem qualquer problema na harmonia de conjunto.
Aroma com fortes notas de fruta vermelha, compota de morango, tons fumados e ferrosos, alguma baunilha. Corpo elegante, estrutura média/alta, delicado, perfil feminino, “incrivelmente” jovem até. Acidez em boa dose, taninos curtos e persistência a bom nível.
Nestas coisas fazer previsões pode ser traiçoeiro, facto é que no final este Quinta da Pellada 2011 acaba por nos cativar, ao mostrar uma juventude tão inesperada quanto encantadora.
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
-
8.5/10
-
9/10
-
8.5/10
-
9/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau