Quinta de Lemos, Dona Santana 2010 

Correu melhor que ontem, bem melhor.

Este Dona Santana mostrou o que os Quinta de Lemos fazem ao tempo, e sendo o tempo “relativo”, em tudo, nos vinhos acho que um exemplo disso é que a guarda bem feita pode esticar ou encolher a vida de um vinho.

Este Dona Santana de hoje veio exactamente do mesmo sítio que o Dona Louise de ontem, são ambos de 2010 e com muita certeza devem ter andado sempre lado a lado até chegarem à garrafeira onde os comprei. Não creio que tenha sido a guarda a influenciar a diferença que o tempo provocou nos dois.

Este de hoje fez uma prova bem acima da média, com detalhes perto do muito bom, e mesmo os seus 14% de “peso” alcoólico ficaram bem abaixo da sensação alcoólica deixada pelos 14,5% de ontem. Tem conjunto com harmonia inegável, tem detalhes de pendor áspero e ligeiramente rudes, rudeza boa, bem medida, tem energia, boa expressividade em boca, ímpeto, taninos e acidez em bom nível e bem ligados a tudo o resto, tudo neste vinho se encosta para um perfil mais duro, e sem que alguma coisa esteja a mais, ou fora do sítio.

Aroma ainda com tons florais intensos, alguma fruta vermelha compotada, fundo com tons fumados suaves e ligeiro herbáceo a dar alguma frescura ao conjunto, mentol.

Corpo a mostrar ainda mais que o aroma, conjunto harmonioso, estrutura em boca bem ampla, ajudada pela muito boa acidez, centro de boca médio, conjunto que mistura uma leveza q.b. com aspereza, todos os detalhes pendem para zonas de dureza e alguma rudez, mas tudo faz sentido, é exigente q.b., atrevido q.b., enérgico q.b.

Acidez boa, taninos ainda melhores, muito bons, a ajudarem ao longo final e ao carácter duro deste tinto.


Castas: 60% Touriga Nacional, 20% Tinta Roriz, 10% Jaen e 10% Alfrocheiro

Ficha Técnica 2010: https://quintadelemos.com/product/pt/34/83/Dona+Santana/2010

Vinhos Quinta de Lemos: https://quintadelemos.com/home/pt/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Pólvoras, Vinho Tinto

Prova

  • 7.5/10
    Aroma - 7.5/10
  • 7.8/10
    Corpo - 7.75/10
  • 7.8/10
    Acidez, Taninos, Final - 7.75/10
  • 7.8/10
    Análise Geral - 7.75/10
7.7/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados