Quinta de Pancas, Grande Reserva Tinto 2013

Meus Caros,

Um tinto que inicialmente me deixou sem saber muito bem “por onde ir”… Provar este vinho agora significa retirar dele garra, apreciar uma garrafa que nos leva de principio ao fim numa prova mexida sendo impossível ficar indiferente à sua atitude. Este tinto, nesta fase, assume uma prova marcada por energia e robustez.

Por outro lado, esta colheita de 2013 pede ainda algum tempo de cave, vemos nele características de inegável potencial de guarda.

Deixamo-nos ir à luta com o seu vigor e entusiasmo actuais? Ou esperamos, e damos-lhe hipótese de mostrar posteriormente como lidará com os anos?

A meu ver, devemos esperar.

Podemos ver este vinho como um dos grandes tintos da região de Lisboa, provavelmente quem o desenha está ainda a perceber para onde as próximas colheitas podem ir… Vemos com alguma confiança as próximas colheitas irem à luta por uma posição de destaque no meio dos grandes tintos nacionais.

Fruta vermelha madura, tons florais e herbais com ligeiro mentol, toques terrosos a par de cacau e resina suave. Corpo macio de centro, seco e rugoso na periferia, alguma tensão de fundo com o Alicante Bouschet a mostrar o seu temperamento, laterais altas amparadas por boa acidez, centro médio/alto, estrutura ligeiramente côncava, boa atitude, vinho vivo, corpo com performance em crescendo a alongar-se ao máximo, ligeiro amargo final que não fere e mostra personalidade. Acidez e taninos em níveis muito bons, bem ligados ao restante conjunto, persistência final bem longa.


Castas: 50% Touriga Nacional, 30% Alicante Bouschet, 20% Petit Verdot

Estágio: 24 meses em barricas novas

Prova

  • 8.5/10
    Aroma - 8.5/10
  • 8.5/10
    Corpo - 8.5/10
  • 8.5/10
    Acidez, Taninos, Final - 8.5/10
  • 8.5/10
    Análise Geral - 8.5/10
8.5/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados