Quinta do Ameal, Loureiro, Escolha 2016

Um Loureiro de 2016 em bom momento, ficou relativamente perto do muito bom.

Tem performance aromática de vinho superior, aliás, a sua fase inicial é sem dúvida a sua melhor fase, mistura tons frescos com algumas nuances meladas que tornam o conjunto rico e desafiante. O trabalho de barrica obviamente também ajuda às boas sensações que se tiram da fase inicial da prova.

O corpo baixa um pouco o patamar, não é uma queda significativa, mas há uma diferença, muito por culpa da estrutura em boca que este vinho acaba por mostrar em nível médio.

Tem acidez para ele “e para outros”, aliás, é a sua boa acidez que alarga o vinho em boca e segura a prova, dá-lhe tensão e ajuda à sua expressividade, tem depois um centro de boca com uma cremosidade sedutora, pena mesmo a sua estrutura não se afirmar mais cheia, é só aqui que ele quebra.

Uma nota apenas para o facto de ele não ter gostado de temperaturas “altas”, este branco acima dos 12ºC deixa de se comportar da mesma forma.

Aroma já a misturar tons frescos com nuances meladas, tons cítricos muito marcados por limão, tons de erva húmida, flores brancas, fundo com redução de citrinos, toques de estágio em barrica manifestados por erva doce e alguma baunilha suave. Corpo amplo, bem amplo, acidez a esticar o vinho, centro de boca médio, é a única falha na estrutura, conjunto macio, cremoso, muito expressivo, tensão e firmeza dadas pela boa acidez, corpo ainda assim abaixo do aroma em expressividade e presença, notas citricas e herbáceas em boca. Acidez boa, muito boa aliás. Final bom.


Castas: 100% Loureiro

Ficha Técnica 2016: indisponível

Vinhos Quinta do Ameal: https://www.quintadoameal.com/index.php/pt/index.html


Saúde,
Dr. Ribeiro

Prova

  • 8.3/10
    Aroma - 8.25/10
  • 7.5/10
    Corpo - 7.5/10
  • 7.8/10
    Acidez, Taninos, Final - 7.75/10
  • 7.8/10
    Análise Geral - 7.75/10
7.8/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados