Quinta do Vallado, Tinta Roriz 2014 (2ª prova)

Dúvidas há sempre, fazem parte, e até mesmo nas dúvidas há formas de andar em frente.

Quando surge a dúvida, quando surge o porquê de fazer isto, o truque é ir abrir um vinho que já te marcou, porque esse vinho vai dar-te a resposta. É esse vinho que te vai relembrar os motivos pelos quais tudo isto vale a pena.

Quinta do Vallado, Tinta Roriz 2014, isto ainda está tão novo, ainda aqui está tanto vinho dentro… Deu uma prova competente em tudo e com quase tudo muito perto dos máximos, é atrevido, é desafiante, é completo e ainda está aqui vinho para muitos quilómetros.

Aroma com ligeira evolução sobre aquilo que vi neste vinho há três anos e meio atrás, mas tem agora mais complexidade, mais camadas e é mais exigente. O corpo é um exemplo perfeito de que podemos ter grandes vinhos com atitude, energia e ousadia… Nem tudo precisa ser levezinho, redondinho e elegantezinho.

Este tinto é completo na estrutura em boca e fez uma prova sempre em crescendo, aliás, só assim ele suporta os excelentes níveis apresentados pela acidez, taninos, persistência e nervo final. Esteve três horas no decantador enquanto o fui provando, esteve sempre a mudar, e para melhor. Ficou no ponto ao fim da segunda hora, moderou ligeiramente toda aquela impetuosidade inicial e mais harmonia não podia ter.

Estes Vallado confirmam que são para se ter, mas não para abrir logo. Deêm-lhes cave e tempo, que eles sabem o que fazer com esse tempo.

Aroma profundo, componente de fruta vermelha muito subtil, inicialmente o conjunto aparace muito herbáceo, e ligeiramente floral, segunda fase a mostrar muita especiaria e alguma erva seca, fundo terroso, poeira, chá preto, balsâmico ligeiro com barrica marcada mas em níveis muito agradáveis, conjunto com muita personalidade. Corpo com a textura de que me lembrava dele, densidade q.b., excelente balanceamento entre leveza e robustez, o “meio termo” é perfeitamente conseguido, estrutura absolutamente completa, ampla, alta, longa, conjunto firme, sem qualquer fragilidade, muito vivo, bem atrevido, sempre a mostrar energia e ousadia, tudo isto muito ajudado por uma performance em crescendo que termina num final a mostrar excelente acidez e taninos ainda melhores. Nervo final a confirmar tons herbáceos em boca, muito bom final.


Castas: Tinta Roriz

Ficha Técnica 2014: indisponível

Vinhos Quinta do Vallado: https://www.quintadovallado.com/pt/


Saúde,
Dr. Ribeiro

Prova

  • 9.3/10
    Aroma - 9.25/10
  • 9.5/10
    Corpo - 9.5/10
  • 9.5/10
    Acidez, Taninos, Final - 9.5/10
  • 9.5/10
    Análise Geral - 9.5/10
9.4/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Bom
6 – Acima da Média
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados