Quinta dos Abibes, Tinto 2008
Um tinto que para mim tem sido consistentemente um dos melhores tintos portugueses na gama até 10€. Acho mesmo que isto deve ser dito assim, desta forma, repetidamente, porque o vinho merece.
Claro que os anos não são todos iguais e certamente existirão colheitas que tiraram melhor partido de anos bons, enquanto que outras colheitas se viram a resistir e a defender-se de anos não tão generosos. Mas a verdade é que existe um traço qualitativo acima da média e comum a todos os anos deste tinto.
Aromaticamente este vinho de 2008 mostra riqueza, alguma evolução e zero imperfeição. O corpo exibe atitude, sem marcas de desgaste significativo, completo de estrutura e com uma performance superior que lhe confere esta imagem de tinto obrigatório.
Aroma profundo, fruta vermelha madura, compota, resina, tons terrosos, terra húmida, fundo com nuances fumadas e algum cedro. Corpo macio, bastante largo, porte alto, estrutura cheia, ainda com boa energia, performance em crescendo a mostrar vivacidade e nervo. Acidez muito boa, taninos médios, final bom.
Castas: ND
Ficha Técnica: indisponível
Vinhos Quinta dos Abibes: http://quintadosabibes.com/
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 8.25/108.3/10
- Corpo - 8.5/108.5/10
- Acidez, Taninos, Final - 8/108/10
- Análise Geral - 8.25/108.3/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico