Quinta dos Carvalhais, Reserva Branco 2011
Ilustres,
Um daqueles vinhos de características singulares, que tornam a sua prova de alguma forma especial: Quinta dos Carvalhais, Reserva Branco 2011.
É um branco de perfil muito específico, com detalhes a que esta marca já nos habituou, capaz de marcar a diferença e capaz de nos levar para lugares invulgares. Como este não há muitos, e só por isso, vale a pena a prova.
O seu ponto forte acaba por ser mesmo este carácter incomum, distinto, e nesta “intenção” este vinho é exímio, nunca ficando “fora de pé”. O único senão que se pode apontar a este branco, provavelmente poderá ser o facto de não conseguir ser abrangente e unânime, resultado destas características tão específicas. Mas quando se consegue fazer o que esta garrafa nos apresenta, porque pensar em unanimidade? Era uma pena desviarem-se deste perfil e privarem-nos de experiências destas.
Aroma muito próprio, de intensidade média/alta, mel, aniz, herbal suave. Corpo fascinante, largo, longo, untuoso, estrutura que impressiona, equilibrado de principio ao fim, desenvoltura crescente, afinada. Acidez relativamente boa.
É um dos vinho brancos de referência, é distinto, é obrigatório.
Nota: Este perfil peculiar em vinhos brancos, atinge o auge no seu irmão mais velho: Quinta dos Carvalhais, Branco Especial.
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 7.75/107.8/10
- Corpo - 8.5/108.5/10
- Acidez, Taninos, Final - 8/108/10
- Análise Geral - 8/108/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau