Quinta Vale do Ruivo, Vinhas Velhas, Reserva Tinto 2013 

Caríssimos,

Uma entrada directa para as minhas 10 melhores escolhas em tintos até 8€: Quinta Vale do Ruivo, Vinhas Velhas, Reserva Tinto 2013.

Que agradável surpresa este vinho me deu! É um tinto que representa uma autêntica chamada de atenção para o consumidor, uma chamada de atenção para o patamar de qualidade possível de atingir em tintos da Beira Interior nesta gama de preços.

Este é mais um caso de um vinho que nos oferece diferentes tipos de garantias, e por isso, merece destaque nas minhas 10 referências para excelentes escolhas em tintos portugueses até 8€. Tem desenho tecnicamente irrepreensível, tem alguma garra, sem exageros, mostrando ser vinho que nos desafia, e como isso é bom. Tem também o factor específico e diferenciador, o factor X que nos consegue transportar para aquele terroir, onde vemos detalhes que são únicos.

Apresenta-se aromaticamente a um nível muito bom, com riqueza, identidade e intensidade. No corpo, o seu comportamento consegue subir de patamar, é aqui que ficamos convencidos do potencial deste tinto.

Aroma com mistura harmoniosa de cedro, pólvora, fruta preta madura, ligeira flor, terroso, caruma. Corpo a surpreender, largo, porte médio, com identidade e leveza, sempre certo, com carácter, não mágoa, não agride, com marca diferenciadora, rugoso na periferia, crocante, madeira bem integrada. Acidez e taninos com presença em níveis médios, fina com persistência muito boa.

Castas: Baga, Rufete e Folha de Figueira

Prova

  • 8/10
    Aroma - 8/10
  • 8.3/10
    Corpo - 8.25/10
  • 7.8/10
    Acidez, Taninos, Final - 7.75/10
  • 8.3/10
    Análise Geral - 8.25/10
8.1/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados