Solar dos Lobos, Grande Escolha Tinto 2014
Meus caros,
Post dedicado a um vinho especial: Solar dos Lobos, Grande Escolha Tinto 2014.
Ficou como um vinho especial quando o conheci na colheita de 2009. Passou tanto tempo… E não o esqueci. Só os vinhos invulgares nos duram tanto em pensamento. Esta colheita de 2014 volta a mostrar traços de vinho incomum. É um tinto mais do que pronto para ser ligado a momentos especiais.
Gostei bastante do conjunto de corpo, com espessura, com algum peso, a afirmar-se como um vinho que se consegue mastigar, dando-nos ainda nuances rugosas na periferia da estrutura. Tudo isto confere ao quadro final um tinto com carácter muito próprio, uma capa de atrevimento por cima de uma base bem robusta.
Aroma com compota de frutos vermelhos e tons florais em boa intensidade, madeira bem presente, a mostrar-se, sem exageros, algum cedro, tons terrosos. Corpo a exibir densidade exemplar, com performance homogénea de principio ao fim, untuoso, espesso, estrutura completa, larga, alta, redonda, ligeiramente rugosa na periferia, tudo muito certo, tudo muito ligado. Acidez em níveis muito bons, taninos com presença em intensidade média, final bastante persistente.
Castas: Syrah, Alicante Bouschet e Touriga Nacional
Estágio: 18 meses em barrica de carvalho Francês
Ficha Técnica 2014: indisponível
Vinhos Solar dos Lobos: http://www.solardoslobos.pt/vinhos
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
- Aroma - 9/109/10
- Corpo - 9/109/10
- Acidez, Taninos, Final - 9/109/10
- Análise Geral - 9/109/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico