talha de ARGILLA, Branco 2016

Meus caros,

Post dedicado ao talha de ARGILLA, Branco 2016.

A ideia que tenho de todos os vinhos de talha, ou a ideia que tinha, é que os tintos me convenceram sempre mais vezes que os brancos. Mas as ideias pré-feitas por vezes são rasteiras… Há que testar e contestar, a ver se alguma coisa muda, ou se fica tudo na mesma.

Este branco de talha contrariou-me.

Tem nuances incomuns em brancos, e agora sim, como seria de esperar, mais incomuns nos detalhes de corpo do que nas componentes aromáticas. Não é um vinho que emane muita energia, tem comportamento sempre certo e sem excessos, mas consegue oferecer-nos traços de personalidade. Faz notar algum nervo de fundo, algo que ali está sempre presente, que o caracteriza, mas não a um nível que destoe do conjunto. Eu gostei muito desse detalhe, é o que o distingue.

Aroma com intensidade e frescura surpreendente, bem elegante, relativamente exuberante, tons iniciais de flor de laranjeira, seguidos de tangerina e ameixa amarela, algum mineral suave de fundo. O corpo é relativamente cheio, estrutura leve e redonda que abre e se alonga, carácter nada meigo, mostra atitude e alguma irreverência, mostra ligeiro nervo, desenvoltura sempre sóbria, linear e certa. Acidez e persistência final em bom nível.

Já é uma óptima escolha para um branco de talha, mas provavelmente vai sê-lo cada vez mais nas colheitas que se seguem, à medida que a mão que o faz o afina.

Castas: Alvarinho, Verdelho e Viosinho

Ficha Técnica (colheita de 2015): http://www.antadecima.com/pt/talha-de-argilla-branco-2015/

Vinhos Herdade da Anta de Cima: http://www.antadecima.com/pt/

Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Pólvoras, Vinho Branco

Prova

  • 7.8/10
    Aroma - 7.75/10
  • 7.5/10
    Corpo - 7.5/10
  • 7.5/10
    Acidez, Taninos, Final - 7.5/10
  • 7.5/10
    Análise Geral - 7.5/10
7.6/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados