Vale Marianes, Tinto 2014

Caríssimos,

Post dedicado ao Vale Marianes, Tinto 2014.

Tem como ponto forte uma incomum “duplicidade” de carácter.

Não nos oferece uma descodificação directa, um caminho de interpretação único. Consegue sim, fazer-nos saltar de conclusão em conclusão, atrasando um pouco a ideia final que tentamos fazer dele. Ao lê-lo embatemos várias vezes em dois pólos mais ou menos distintos, embora no fim se perceba que acabam unidos. Junta um perfil fluido e aparentemente descomplicado, com fibra e arrojo.

Começamos por ser levados por um conjunto de aromas a pender para o “rústico”, ainda assim a sua carga aromática é enérgica e picante. No corpo, damos voltas entre um temperamento “natural” e limpo, e uma presença revolta e mexida. Este jogo seduz.

Aroma com tons herbais bem marcados, algum tabaco, fruta vermelha madura de fundo, nuances de especiarias. Corpo cremoso, com excelente amplitude, bem largo, a conseguir “esticar-se” sem desequilibrar ou sem se desligar, estrutura relativamente cheia, perfil “natural”, sem exageros de peso ou espessura, mas ainda assim com alguma robustez, fruta vermelha sempre bem presente numa desenvoltura constante e anérgica. Acidez em bom nível, taninos igualmente bem presentes, rugosos, final médio/longo com algum nervo.

Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Pólvoras, Vinho Tinto

Prova

  • 6.8/10
    Aroma - 6.75/10
  • 6.5/10
    Corpo - 6.5/10
  • 7.3/10
    Acidez, Taninos, Final - 7.25/10
  • 6.8/10
    Análise Geral - 6.75/10
6.8/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau

Posts Relacionados