Vallado, Quinta do Orgal, Tinto 2014

Caríssimos,

Post dedicado a um vinho que me surpreendeu, e muito: Vallado, Quinta do Orgal, Tinto 2014.

É um tinto de um outro terroir, diferente dos “habituais” vinhos Quinta do Vallado, um vinho cheio de genica, cheio de personalidade.

O seu ponto forte é a sua irreverência, mostra um postura sempre muito enérgica, sem nunca se “cansar”, sempre em alto nível. A sua cor carregada impressiona, a riqueza e intensidade aromáticas estão em níveis elevados, o corpo é possante, chega a todo lado, preenche todos os espaços, com persistência muito insistente.

Pode por vezes dar a ideia de ter até demasiada energia, embora isso mostre que podemos estar na presença de um vinho para abrir daqui por dois anos ou mais, não havendo quase dúvidas de que tem argumentos para aguentar algum esquecimento que lhe queiramos dar em cave.

Aroma rico, denso, intenso, fruta vermelha, compota de morango, cedro, floral suave e café também em tons suaves. Corpo com muita amplitude, porte médio/alto, muito longo, áspero em dose agradável, espesso q.b., muito estruturado, redondo, com ligeiro amargo de fim. Acidez e taninos no ponto.

É um muito bom vinho, de carácter muito próprio e vincado, que vale a pena provar agora, ou guardar para mais tarde, sem medos.

Saúde,
Dr. Ribeiro

Categorias: Pólvoras, Vinho Tinto

Prova

  • 8.5/10
    Aroma - 8.5/10
  • 8.3/10
    Corpo - 8.25/10
  • 9/10
    Acidez, Taninos, Final - 9/10
  • 8.5/10
    Análise Geral - 8.5/10
8.6/10

Suporte para avaliação

10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico
2 – Mau
1 – Muito Mau

Sending
User Review
0/10 (0 votes)

Posts Relacionados