Z, Tinto 2015
Engarrafado por Quinta do Zambujeiro… Ou seja, apenas engarrafado e não produzido.
Aragonez, Alicante Bouschet e Petit Verdot
13,5% vol. alc.
Este é daqueles vinhos que me fazem lembrar o porquê de ter começado a fazer isto. Este é daqueles que mostra que jamais o caro será sempre por defeito, melhor que o barato.
Bem, mas peço também aqui a vossa ajuda. Acho que este vinho me custou cerca de 5€, acho que o comprei no Jumbo, não me lembro bem, mas acho que foi isso. Entretanto googlei este tinto e nada, não encontrei o que fosse sobre ele.
Não sei se isto foi uma vez sem exemplo, ou se foi um protocolo com o Jumbo, embora me pareça que o Jumbo não faz disso.
Mas bem, dois apontamentos, primeiro os seus 13,5% de álcool que associados a uma aparente extracção relativa o tornam um alentejano incomum. Segundo, é de 2015 e a verdade é que este tinto de 5€ mostrou bem mais competência que muitos vinhos 5 e 6 vezes mais caros, alguns que aqui tenho em casa e de que falarei a seguir.
Aroma a não mostrar 7 anos de idade, zero de dano do tempo, algo que vinhos bem mais caros e da mesma idade não conseguem. Conjunto aromático muito limpo, tons vegetais, fruta vermelha madura ainda bem presente, fundo terroso, tabaco, erva seca.
Corpo de pendor leve e de estrutura muito redonda e polida, leveza saída de uma extração não muito acentuada e dos seus 13,5% vol. alcoólico. Acerto inegável, muito firme, muito correcto, de presença fluída e com performance imune ao erro, a forma como engana a sua idade é a sua maior arma. Seria sempre um tinto bom e até ligeiramente acima do bom, mas que neste caso, olhando ao que fez com os anos que tem, devemos dar-lhe mais alguns elogios.
Saúde,
Dr. Ribeiro
Prova
-
7.3/10
-
7.3/10
-
7.3/10
-
7.3/10
Suporte para avaliação
10 – Magnífico
9 – Excelente
8 – Muito Bom
7 – Acima da Média
6 – Bom
5 – Razoável
4 – Aceitável
3 – Básico